Pepe recorda passagens pelo FC Porto

NACIONAL08.08.202417:08

Defesa terminou a carreira aos 41 anos

Pepe anunciou, esta quinta-feira, que irá terminar a carreira. Num vídeo publicado nas redes sociais, o internacional português recordou a sua trajetória no futebol e, em particular, as suas passagens pelo FC Porto.

«Na minha primeira passagem, quando fui ao escritório do FC Porto, nas Antas, o presidente abriu a cortina e disse 'aquela ali vai ser a tua casa. Bem vindo, espero que sejas muito feliz no porto. A tua felicidade será a nossa felicidade'. Guardo essas palavras do presidente», relembrou o ex-jogador.

Na hora da despedida, o antigo capitão dos dragões lembrou a história construída no clube da Cidade Invicta e deixou uma palavra a Sérgio Conceição: «Os jogos que fiz no Estádio do Dragão, na minha primeira passagem foram muitos especiais, porque foi um clube que me colocou no olho do futebol europeu e depois tive a oportunidade de ir para o Real Madrid

«Na segunda passagem, fui recebido outra vez com enorme carinho dos adeptos, dos trabalhadores do clube, por quem tenho imenso carinho. No meu último percurso no FC Porto, tive um staff técnico que me ajudou bastante e me ajudou a continuar a ter o gosto por jogar futebol, por acordar e poder ser um privilegiado por fazer aquilo que mais amo, que é jogar futebol. Quando decidi voltar, decidi voltar para o meu clube e poder continuar a dar alegrias aos adeptos», referiu.

Pepe abordou, ainda, a final da Taça de Portugal da temporada passada, frente ao Sporting, e revelou o que sentiu ao conquistar o troféu: «A minha sensação nesse último jogo, numa competição tão bonita como a Taça de Portugal, uma competição da essência do que é o futebol português. Queria muito ganhá-la. Em conversa privada com o treinador, dizia-lhe que era muito importante nós ganharmos essa Taça. Eu sabia que ia ser o meu último jogo e o meu último título pelo clube.»

«Acho que foi merecido, acabar com um título e ser a Taça de Portugal, que é uma competição que representa a essência do povo português e a cultura do futebol português, onde as pessoas se juntam no Jamor, para passar o dia com os familiares, com os amigos, um dia de festa, de comemoração. Queria muito dar essa alegria aos adeptos portistas, porque queria acabar a minha trajetória no FC Poro com esse título e fiquei muito feliz de poder consegui-lo», disse o defesa.

Desafiado a escolher o título que mais gostou de conquistar, Pepe não conseguiu eleger um, mas lembrou o momento mais especial ao serviço da formação portista: «Não vou escolher um [título], mas vou escolher um momento que me marcou muito. Foi o meu regresso, quando voltei para o FC Porto. Quando muita gentente dizia 'estás louco, tens outros clubes para ires, outras propostas, porque vais voltar para o FC Porto? Fica mais dois anos fora de Portugal'. Decidi voltar porque queria sentir novamente a atmosfera do Estádio do Dragão e de poder estar numa cidade que me deu muito. Agradeço muito ao Porto.»

Em oito épocas e meia, Pepe realizou 290 jogos pelo FC Porto. Conquistou, ainda, 14 títulos de dragão ao peito.