Treinador soma 10 jogos no comando dos dragões, mas ainda não somou dois triunfos consecutivos. Na Amoreira, com o Estoril, surge a quinta oportunidade para dar sequência ao último resultado na Liga
Desde que Martín Anselmi assinou contrato até junho de 2027, o FC Porto tem tido um desempenho desportivo que mais parece uma autêntica montanha-russa, com oscilações de resultados evidentes, como se atesta pelo facto de na era do treinador argentino a equipa não ter conseguido vencer por duas vezes consecutivas. Trata-se de uma irregularidade (também exibicional) que preocupa e que o técnico tenta combater a todo o transe.
Domingo, no Estádio António Coimbra da Mota, procura somar dois triunfos consecutivos pelos dragões, algo que ainda não conseguiu desde que foi contratado para substituir Vítor Bruno no comando técnico dos portistas. Até ao momento, Martín Anselmi orientou os azuis brancos em 10 partidas oficiais, num percurso onde obteve quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Antes da paragem para os compromissos das seleções nacionais, o FC Porto terá realizado, porventura, a melhor exibição na era Martín Anselmi, numa vitória incontestável sobre o Aves SAD, no Estádio do Dragão, com golos de Rodrigo Mora e Fábio Vieira. Surge assim a quinta oportunidade de o treinador argentino conseguir somar um segundo triunfo consecutivo, já que nas quatro oportunidades anteriores não conseguiu fazê-lo.
Liga teve apenas cinco equipas a entrar nos quatro primeiros lugares de 2015/2016 para cá: FC Porto, Benfica, Sporting, SC Braga e (uma vez!) o V. Guimarães. Alemanha, França, Bélgica e Chéquia tiveram 10!
A primeira foi após a vitória em Belgrado com o Maccabi Telavive, a que se seguiu um empate a duas bolas com o Rio Ave em Vila do Conde para a Liga. Depois, na deslocação ao Estádio do Algarve, os portistas ganharam pela margem mínima ao Farense, mas não deram a devida sequência a esse resultado, perdendo no encontro seguinte, em Roma, por 3-2, sendo eliminados no play-off da Liga Europa.
A terceira vitória sob o leme de Martín Anselmi ocorreu em Arouca, por 2-0, mas na jornada seguinte, em Braga, diante de um adversário pela luta direta pelo último lugar do pódio, os dragões voltaram a falhar, amealhando novo desaire, num jogo em que a exibição mereceu muitas críticas do universo azul e branco.
Adenda ao Prospeto comunicada à CMVM devido à elevada procura
Na última jornada da Liga, os portistas ganharam ao Aves SAD e realizaram uma boa exibição. Falta saber se esse resultado e exibição serão repetidos diante do Estoril, o que, a confirmar-se, evitaria nova descida abrupta na montanha-russa que tem sido a época portista.
Sugestão de vídeo