FC Porto: a maldição dos jogos fora
Depois da derrota em Braga, dragões voltam a jogar na condição de visitante no Estoril. Esta época, na Liga, azuis e brancos só conquistaram 20 pontos em 39 possíveis
Ao invés do que sucede nos encontros disputados no Estádio do Dragão esta temporada para o campeonato, onde ainda não somou qualquer derrota — estatuto único na prova em 2024/2025 —, o desempenho do FC Porto na condição de visitante tem ditado muito daquilo que é o seu trajeto na temporada, ou seja, bastante aquém das expetativas e que dita também o terceiro lugar que ocupa atualmente ex-aqueo com o SC Braga, ambos com 53 pontos.
Uma equipa que almeja conquistar o título não pode, de forma alguma, perder tantos pontos fora de casa como tem acontecido com os dragões na presente época e, depois da derrota sofrida em Braga por 1-0, os alarmes voltam a soar no universo azul e branco com a deslocação, no domingo, ao Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, um palco tradicionalmente difícil para as cores azuis e brancos, como comprova o histórico dos jogos com os canarinhos fora. Recorde-se, aliás, que na época passada, os azuis e brancos perderam com a equipa da Linha como visitantes e, nesse sentido, a equipa de Martín Anselmi está proibida de perder mais pontos, sob pena de ver o SC Braga assumir o último lugar do pódio nesta reta final da temporada.
Em 13 partidas fora do Estádio do Dragão na presente edição da Liga, o FC Porto venceu somente seis — Santa Clara (2-0), V. Guimarães (3-0), Aves SAD (5-0), Moreirense (3-0), Farense (1-0) e Arouca (2-0), sendo que as duas últimas foram já sob o comando técnico de Martín Anselmi.
Mas como visitante, o treinador argentino já teve dois deslizes, o primeiro um empate a duas bolas no terreno do Rio Ave e mais recentemente na cidade dos arcebispos, naquele que foi, sem dúvida, um dos piores jogos desde que substituiu Vítor Bruno no comando técnico. Mas o registo forasteiro dos dragões em 2024/2025 está a ser marcado por cinco derrotas, o que fez com que o FC Porto se distanciasse bastante dos rivais Sporting e Benfica na classificação.
Os azuis e brancos perderam em com o SC Braga (1-0), Gil Vicente (3-1), Nacional da Madeira (2-0), Benfica (4-1) e Sporting (2-0) extramuros. É este declínio de resultados fora de casa que Martín Anselmi tenta combater no que resta do campeonato, a começar já por uma deslocação de grau de dificuldade elevada ao Estoril, no próximo domingo, pelas 18h00, uma partida que antecede o explosivo clássico com o Benfica, agendado para uma semana depois, no Estádio do Dragão.
Em 39 pontos possíveis de alcançar como visitante, o FC Porto apenas amealhou 20, praticamente metade do que era exigível para um clube da dimensão dos dragões, ainda que as derrotas na Luz e Alvalade não sejam resultados que podem acontecer. E ainda falta jogar no Estoril, Rio Maior (Casa Pia), Amadora e Estádio do Bessa...
O grande que mais golos encaixa como visitante
Há outro dado relevante que atesta bem o fraco desempenho do FC Porto a jogar como visitante. Dos quatro grandes do futebol português, os dragões são a equipa que mais golos sofre a jogar extramuros na presente edição da Liga portuguesa. O SC Braga é aquele que tem o registo melhor, tendo consentido apenas sete golos, seguindo-se os rivais da Segunda Circular Benfica e Sporting, ambos com 13 golos encaixados, sendo que o clube da Luz tem menos um jogo disputado, com o Gil Vicente, em Barcelos. O FC Porto tem 15 tentos sofridos em 13 partidas a jogar fora, portanto com mais dois encaixados do que águias e leões e oito do que os guerreiros do Minho.
Já no que concerne ao prisma dos golos marcados, o Sporting lidera destacado o ranking, com 38 (!) golos a favor como visitante em 13 partidas do campeonato, seguindo-se os azuis e brancos, com 21 tentos, o Benfica com 19 e o SC Braga com, 17. Além da visita ao Estoril, até final da temporada os portistas ainda se deslocam a Rio Maior para defrontar o Casa Pia, jogam na Amadora com o Estrela e fecham com uma curta visita ao Estádio do Bessa.