Brasil Palmeiras empata, Scolari expulso, Hulk marca, Tiquinho assiste... e sorri o Botafogo
Na estreia de Cláudio Caçapa como técnico interino da equipa após a saída do português Luís Castro para o Al Nassr (Arábia Saudita), o Botafogo recebeu e venceu este domingo, no Estádio Olímpico Nílton Santos, o Vasco da Gama, num dérbi do Rio de Janeiro desta 13.ª jornada da Série A do Brasileirão, por 2-0, e alargou a vantagem para o campeão em título (2022), o Palmeiras – orientado pelo português Abel Ferreira -, que não foi além de um empate 2-2 na deslocação a Curitiba, diante do Athletico Paranaense, somando a formação de São Paulo o terceiro encontro consecutivo sem vencer.
No dérbi da ‘cidade maravilhosa’, o ‘Fogão’ beneficiou de novo da excelente forma de Tiquinho Soares para bater os vascaínos, orientados por William Batista: o avançado (ex-FC Porto, V. Guimarães e Nacional) assistiu Luís Henrique para o primeiro golo do jogo (1-0), aos 54’ cabendo a Carlos Alberto, já no tempo de compensação (90+5’) fechar a contagem.
O ‘Bota’ cimentou assim a liderança da tabela, com 33 pontos em 13 jogos, mais sete pontos do que o segundo classificado, o Grêmio de Porto Alegre, que soma 26 pontos, enquanto o Flamengo é terceiro classificado, com 25 pontos… e o Palmeiras igualou o RB Bragantino - orientado por Pedro Caixinha, que já este domingo vencera o Corinthians, em São Paulo, 1-0 – no quarto lugar da tabela, ambos com 23 pontos, já a dez pontos do Botafogo com um terço do campeonato cumprido (Vasco da Gama é 18.º e antepenúltimo classificado, nove pontos averbados).
Isto porque o ‘verdão’ voltou a ceder terreno para o líder, ao não ir além da igualdade (2-2) e de somar um ponto na Ligga Arena, de Curitiba, diante do Athletico Paranaense… depois de ter estado a vencer por 2-0, graças a golos do jovem prodígio Endrick - já contratado pelo Real Madrid, falhou, ainda com 0-0, um penálti no jogo, aos 4’ - aos 22’ (0-1) e de Gabriel Menino, aos 57’ (0-2), municiados em ambas as ocasiões por Breno Lopes.
O Palmeiras não contaria era com a fortíssima reação da equipa orientada por Wesley Carvalho, que em escassos cinco minutos repôs a igualdade no marcador, com golos de Vítor Bueno, de penálti (57’, 1-2) e de Vítor Roque (2-2, 62’). Em defesa do Palmeiras, ter jogado desde os 66' em inferioridade numérica, por expulsão de Garcia, que viu o segundo 'amarelo a meio da segunda parte, após já ter sido admoestado aos 45+4'... e foi para o banho mais cedo, deixando os visitantes com dez em campo para a reta final do jogo.
Ainda ao início da noite deste domingo, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e noutro dérbi local, da cidade do estado de Minas Gerais, o Atlético Mineiro e o América Mineiro também dividiram os quatro golos (2-2), com o antigo selecionador de Portugal e atual técnico do ‘galo’ (Atlético), Luiz Felipe Scolari, a ser expulso do banco pelo árbitro, Wilton Sampaio, aos 45+7’, por protestos.
Scolari, que apresentou o internacional brasileiro Hulk (ex-FC Porto, 2008 a 2012) a titular e ainda lançou do banco aos 76’, a substituir Igor Gomes, o avançado Alan Kardec (ex-Benfica, 2010 a 2014), tinha visto Zaracho inaugurar o marcador para o Atlético (1-0) logo aos 2’ e viu a sua equipa chegar ao intervalo com vantagem ainda mais confortável (2-0), graças, precisamente, a mais um golo de Hulk.
Mas o América Mineiro, orientado por Vagner Mancini, reagiu a contento na segunda metade, e em 13’ minutos recolocou o empate no marcador, mas a dois golos, graças a um ‘bis’ do avançado uruguaio Gonzalo Mastriani, aos 59’ (2-1) e 72’ (2-2).
Com este empate, o Atlético Mineiro é décimo classificado da Série A do Brasileirão: soma 20 pontos, enquanto o América Mineiro é o 19.º e penúltimo da tabela classificativa, com os mesmos nove pontos averbados pelo Vasco da Gama em 13 jornadas da prova, num domingo de futebol no país que inclui ainda o Cuiabá (orientado pelo português António Oliveira) a receber o Santos (treinado pelo antigo defesa central Paulo Turra, que jogou no Boavista e V. Guimarães, entre 2001 e 2006), encontro em curso, que se iniciou às 22.30 horas de Portugal continental, também para a mesma ronda do campeonato.