15 agosto 2024, 19:06
Sporting renova com central
Lucas Taibo, espanhol de 18 anos, prolonga o vínculo com os verdes e brancos até 2029
Aposta na formação é para manter. Há quatro jovens que estão 'sinalizados' pelo técnico e que, a curto/médio prazo, podem juntar-se ao plantel principal. A BOLA dá a conhecer alguns dos jovens que podem ser o futuro nas ideias do novo treinador
A saída de Ruben Amorim não vai alterar o projeto dos leões e existe uma linha de continuidade que será levada a cabo, agora, por João Pereira. Não só na política desportiva, mas, sobretudo, na aposta da formação. Foram muitos os jovens que deram o salto e se afirmaram com Amorim durante os últimos anos e João Pereira vai seguir esta tendência. Ele que, melhor do que ninguém, está identificado com o talento que existe na Academia nos últimos anos, depois da passagem pelos sub-23 e, mais recentemente, pelos bês.
Não haverá espaço para todos, é certo, mas João Pereira vai já planificando aquilo que poderá ser o futuro do leão. Alguns jovens que se encontram bem identificados e que estejam preparados para avançar no... imediato. Até porque, convém lembrar, com o mercado de janeiro a chegar são muitos os leões no radar de gigantes europeus e uma saída inesperada poderá abrir portas a jovens que estão a ser lapidados em Alcochete.
Nesse sentido, ao que A BOLA apurou, existem pelo menos quatro talentos que estão sinalizados pelo novo treinador dos leões. Integrados num restrito lote de talentos de elite que se encontram na rampa de lançamento. E que poderão mostrar-se mais cedo do que o previsto.
João Simões é um desses casos. Um jogador de apenas 17 anos, o mais experiente deste quarteto, até porque, sob a liderança de Amorim, trabalhou frequentemente com a equipa principal nas últimas semanas. Ainda não se estreou, mas entrou no lote de convocados nos últimos quatro jogos: Nacional, Estrela da Amadora, Manchester City e SC Braga. Não chegou a somar minutos, mas preparava-se para ser aposta mais firme de Amorim. Algo que não mudará com João Pereira.
Muito dinâmico, possante em termos físicos, João Simões, um 8 de raiz, chegou a trabalhar nos bês com João Pereira em zonas mais adiantadas, nos corredores ofensivos.
O segundo nome desta lista é o de Eduardo Felicíssimo. Apenas 17 anos e também com um entendimento do jogo acima da média. Começou o seu percurso como médio de caraterísticas mais defensivas, mas na equipa B de João Pereira vinha consolidando uma posição no trio defensivo pela direita. Peça importante na caminhada dos leões na Youth League, totalista nos quatro jogos que o Sporting realizou nesta competição, Felicíssimo é um dos nomes bem referenciados e que espreita uma chamada pelo novo técnico.
15 agosto 2024, 19:06
Lucas Taibo, espanhol de 18 anos, prolonga o vínculo com os verdes e brancos até 2029
Segue-se Henrique Arreiol. Um dos jovens que poderá ter mais espaço, a médio prazo, pelas suas caraterísticas. Um médio defensivo mais posicional, que se destaca no duelo físico e músculo no miolo. Muito à imagem de... Hjulmand, que, diga-se, nesta temporada pouca concorrência tem tido.
Terminamos com Lucas Taibo. Um defesa-central espanhol — o único disponível deste quarteto no treino de ontem face à presença dos restantes nas seleções jovens — que também era um dos intocaveis da equipa B. Um jogador que também esteve a trabalhar com Ruben Amorim nos últimos dias face às lesões no eixo defensivo.
Idade: 17 anos
Posição: Médio
Jogos na B: 8
Era um dos nomes que já se encontrava no radar de Ruben Amorim — já vinha trabalhando com a equipa principal e esteve nas últimas convocatórias da equipa principal —, mas essa aposta será reforçada por João Pereira. Médio polivalente, pode fazer várias posições na linha ofensiva, mas com maior rendimento na zona central do campo, sobretudo como um número 8
Idade: 17 anos
Posição: Defesa/médio
Jogos na B: 11
Médio que foi transformado, por João Pereira na equipa B, como um dos centrais do trio defensivo pela direita. Muito evoluído taticamente, com percurso notável nas seleções jovens (sempre como médio mais defensivo), é um dos totalistas dos leões nesta edição da Youth League. Chegou do... Benfica em 2019/2020 e depressa marcou posição pela sua qualidade técnica e de liderança
Idade: 19 anos
Posição: Médio defensivo
Jogos na B: 10
Destaca-se, sobretudo, pela estatura e pelos duelos físicos. Um médio defensivo mais posicional, um 6, Arreiol foi sempre um dos principais trunfos de João Pereira na equipa B. Um jogador muito à imagem de Morten Hjulmand pela influência que exibiu nessa zona do terreno nos últimos anos na Academia. Está bem referenciado e poderá ter uma oportunidade para se mostrar a curto/médio prazo
Idade: 18 anos
Posição: Defesa-central
Jogos na B: 13
Contratado pelo Sporting em 2022/2023 ao Corunha (Espanha), este defesa-central esquerdino é o único deste quarteto que soma minutos na equipa principal, depois de ser lançado por Amorim, nos últimos instantes, na vitória sobre o Portimonense (2-1) na Taça de Portugal. Esquerdino, com boa saída de bola, encaixa perfeitamente no sistema de três defesas a ser mantido por João Pereira.
13 novembro 2024, 22:48
Primeiro treino durou hora e meia e foi marcado por muitas mensagens de confiança. Com plantel reduzido, novo treinador 'promoveu' 15 jovens. João Pereira sempre muito interventivo e próximo dos jogadores