Proteção Civil avisa para agravamento do estado do tempo
Previsões de mau tempo (Foto: Teresa Suarez/EPA)

Proteção Civil avisa para agravamento do estado do tempo

Previsões de chuva intensa, granizo, trovoadas e ventos fortes no Centro e Sul de Portugal, com maior severidade no Baixo Alentejo e Algarve

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um alerta à população devido ao mau tempo previsto para os próximos dias, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA antecipa chuvas intensas, queda de granizo e trovoadas, especialmente nas regiões Centro e Sul de Portugal, com maior impacto esperado no Baixo Alentejo e Algarve.

Em resposta a estas condições, a Proteção Civil alerta para possíveis inundações em áreas urbanas devido à acumulação de água e entupimento dos sistemas de escoamento, além de cheias por transbordo de rios e ribeiros. Há ainda o risco de deslizamentos de terras, derrocadas e perigo de objetos soltos ou de estruturas mal fixadas serem arrastados para as estradas.

Mau tempo afetará sobretudo o Baixo Alentejo e o Algarve (foto Imago)

O IPMA anunciou que, a partir desta quinta-feira, haverá uma alteração nas condições meteorológicas devido a uma depressão atmosférica fria que se deslocou de nordeste para sudoeste, aproximando-se de Portugal continental e posicionando-se a norte da Madeira.

Devido a esta depressão, cinco distritos do continente estão sob aviso amarelo. Os distritos de Faro e Beja estarão sob este alerta até às 15h00 desta quinta-feira e, novamente, na sexta-feira entre as 3h00 e as 21h00. Já os distritos de Lisboa e Setúbal terão aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira, enquanto Santarém estará em alerta das 15h00 às 21h00.