Países Baixos somam a terceira goleada por 4-0 antes do Euro 2024
Jogadores dos Países Baixos festejam o golo à Islândia. Foto de EPA/PIETER STAM DE JONGE

Países Baixos somam a terceira goleada por 4-0 antes do Euro 2024

NACIONAL10.06.202421:43

Seleção laranja mostrou, uma vez mais, estar mais do que preparada para disputar o campeonato europeu de futebol, na Alemanha

Os Países Baixos triunfaram, esta segunda-feira, no último teste antes de entrar em ação no Euro 2024, ao golear, em Roterdão, a Islândia por 4-0, a terceira goleada nos últimos quatro jogos disputados.

Os Países Baixos entraram no encontro a dominar, à procura de impressionar os adeptos neerlandeses, que tiveram de esperar 23 minutos para ver Xavi Simmons, avançado do Leipzig , a estrear-se a marcar ao 14.º jogo com a camisola da seleção laranja.

A Islândia ainda tentou uma reação imediata após o golo, mas os Países Baixos reverteram rapidamente a situação e voltaram a ficar por cima do jogo. Até ao apito para o intervalo, a seleção comandada por Ronald Koeman contou com as mais claras oportunidades de golo.

No segundo tempo, a campeã do Europeu de 1988 aumentou a vantagem, desta vez por intermédio do capitão Van Dijk, aos 49 minutos, a marcar de cabeça na sequência de um pontapé de canto. Foi o nono golo do central do Liverpool ao serviço da seleção.

Os nórdicos, que venceram (1-0) em Wembley a Inglaterra na sexta-feira passada, voltaram a reagir a meio do segundo tempo, mas o dinamismo imposto pela laranja mecânica foi mais forte. Donyell Malen aumentou para 3-0 e Memphis Depay ainda podia ter marcado o seu 46.º golo, porém, o lance foi invalidado devido a um toque com o braço de Veerman na bela jogada que antecedeu o golo, com destaque para a boa assistência de Frimpong.

Não contou o golo do avançado do Atlético de Madrid, mas contou o de Wout Weghorst em tempo de compensação, ele que tinha entrada para o seu lugar, aos 84 minutos.

A Islândia, que estava no grupo de Portugal na qualificação para o campeonato da Europa na Alemanha, não conseguiu garantir a presença no evento ao perder no play-off, ao contrário dos Países Baixos, que estão no Grupo D da fase final, juntamente com com Polónia, Áustria e França.

Os Países Baixos, que somaram a sua terceira vitória nos últimos quatro jogos disputados- derrotados (1-2) pela Alemanha entre as goleadas por 4-0 ao Canadá e Escócia - entram em ação no Euro 2024 no domingo, diante da Polónia.