14 dezembro 2023, 12:53
Benfica: Neres recupera no Dubai
Avançado brasileiro trabalha há uma semana com especialista em centro de excelência da FIFA. Está a pagar do próprio bolso. Benfica acompanha todo o processo
Extremo do Benfica fez dois golos e duas assistências na primeira titularidade após lesão grave; personalidade e o que está por detrás deste jogador especial
David Neres foi a grande figura da vitória do Benfica por 6-1 frente ao Vizela, no domingo, num jogo da 22.ª jornada do campeonato.
O extremo brasileiro de 26 anos marcou dois golos e fez duas assistências, correspondendo à primeira titularidade que Schmidt lhe deu desde que regressou de lesão grave no joelho esquerdo — parou a 28 de outubro do ano passado, foi operado em França e teve os primeiros minutos de jogo em janeiro, na jornada 18 com o Boavista. Mas só agora, frente ao Vizela, o atacante brasileiro esteve em campo tempo suficiente (saiu aos 89’) para fazer a diferença. E fez.
Entre os vários lances no jogo com o Vizela, o sprint de David Neres ao minuto 87 para ganhar a bola e depois desenhar a jogada em que ofereceu o sexto golo, a Marcos Leonardo, é um bom exemplo da forma como ele encarou a recuperação da lesão no joelho e, na verdade, tem gerido a sua carreira.
Quem o conhece de perto garante que o extremo tem uma personalidade forte e que é extremamente focado nos objetivos. Depois desta última lesão, caiu emocionalmente, mas em dois, três dias conseguiu mudar o chip e ganhar determinação para, sendo possível, voltar a jogar ainda mais rápido do que as previsões mais otimistas.
Como A BOLA noticiou, em dezembro de 2023, Neres, devidamente autorizado e monitorizado pelo Benfica, esteve a trabalhar na sua recuperação no Dubai, no Centro de Excelência HMS, certificado pela FIFA, com o especialista, compatriota e amigo João Dias. O extremo pediu ao Benfica para fazer essa fase de tratamentos e exercícios específicos com alguém que lhe é próximo e conceituado (que o tinha acompanhado quando se lesionou, no Ajax, mas no joelho direito, em 2019) e pagou as despesas do próprio bolso.
14 dezembro 2023, 12:53
Avançado brasileiro trabalha há uma semana com especialista em centro de excelência da FIFA. Está a pagar do próprio bolso. Benfica acompanha todo o processo
Neres voltou agora a competir e mostra-se em bom momento, mas também regressou em boa forma física, sinal do trabalho desenvolvido pelo Benfica mas igualmente da disciplina do jogador, que já na época passada, de estreia pelos encarnados, soube sempre reagir e reaparecer influente numa temporada marcada também por algumas lesões e pela ausência de pré-época em contexto de clube — fora contratado em 2022 aos ucranianos do Shakhtar (por €15,3 milhões) , onde não chegou a jogar porque entretanto começou a guerra no país. Esteve meses a trabalhar com um personal trainer no Brasil e apenas se juntou ao plantel de Schmidt no final do verão. Terminaria a época de 2022/23 campeão pelo Benfica, com 12 golos e 15 assistências em 48 jogos.
Neres tem nos pés a criatividade e imprevisibilidade dos jogadores brasileiros, mas publicamente tem gerido a carreira de forma ponderada. Chegou muito cedo à Europa, com 19 anos, sozinho, para jogar nos neerlandeses do Ajax, e isso ajudou a moldar-lhe a personalidade. É casado com uma alemã, Kira Winona, de quem tem uma filha.
Tem uma estrutura familiar que lhe garante apoio e também os seus agentes o têm acompanhado de forma muito próxima ao longo dos anos. Neres é o típico jogador brasileiro, diferenciador em campo, mas fora dele muito europeu.
Desde que regressou, em janeiro, que Neres mostrava fome de competição, que desejava que Schmidt lhe desse mais minutos de jogo. E ele deu boas dores de cabeça ao treinador para escolher os próximos onzes.
26 janeiro 2024, 21:00
Extremo do Benfica ansioso por mais minutos de competição; foi convocado para os dois últimos jogos; influência na equipa ainda se faz sentir — é o quarto nas assistências para golo
«Estou muito feliz pelo David e por ele estar de volta após a lesão. Vimos o que ele pode fazer quando está em boa forma. Trabalhou muito nas últimas semanas. Acho que foi o momento certo para regressar à titularidade. É muito bom para nós, pode voltar a ser um jogador decisivo esta época. Fez dois golos e duas assistências, mas para mim é tão importante o facto que tenha trabalhado imensa. Está muito motivado e em grande forma. Estou muito feliz e espero que continue», desejou Schmidt no final do jogo com o Vizela.