Neres pronto para a luta
David Neres, extremo do Benfica (IMAGO / Ricardo Larreina Amador)

Neres pronto para a luta

NACIONAL26.01.202421:00

Extremo do Benfica ansioso por mais minutos de competição; foi convocado para os dois últimos jogos; influência na equipa ainda se faz sentir — é o quarto nas assistências para golo

Ainda não está, nem poderia estar no melhor momento de forma, depois da lesão no joelho esquerdo que obrigou a operação e paragem competitiva de pouco menos de três meses, mas David Neres está de volta aos disponíveis, foi convocado para as duas últimas partidas e o extremo quer minutos de competição para recuperar o tempo perdido o mais rapidamente possível. 

Benfica: Neres vai ser operado

1 novembro 2023, 17:55

Benfica: Neres vai ser operado

Cirurgia nas próximas duas semanas; tem feito tratamentos no Seixal para controlo inflamatório e melhoria funcional do joelho esquerdo

O atacante jogara pela última vez a 28 de outubro do ano passado, quando participou em 64 minutos do empate frente ao Casa Pia (1-1), na jornada 9 da Liga. Regressou aos convocados no passado dia 19 de janeiro e foi lançado por Roger Schmidt um minuto no jogo de campeonato com o Boavista (os encarnados venceram por 2-0), mas no último desafio da equipa, em Leiria, frente ao Estoril — no qual as águias foram eliminadas nas meias-finais da Taça da LigaNeres foi suplente não utilizado. 

Neres sente-se bem e quer mais utilização, assumir-se novamente como um dos jogadores mais influentes do plantel, mais diferenciadores. 

Números

Na temporada passada — de estreia no Benfica, depois de ter sido contratado aos ucranianos do Shakhtar por €15,3 milhões —, o atacante marcou 12 golos e fez 15 assistências em 48 jogos; na atual época foi castigado com a lesão, mas, contudo, em somente 13 jogos realizados, continua com números muito interessantes e que lhe permitem ser ainda o quarto jogador do plantel encarnado com mais assistências: 4, atrás de Rafa (11), Aursnes (8) e Kokçu (7). Tem também um golo marcado, no 3-1 ao Portimonense da jornada 6. 

Neres recuperou dentro do timing previsto e está agora muito determinado e focado no regresso à competição. Tem fome de mais minutos de jogo e posiciona-se para recuperar o estatuto na equipa liderada por Roger Schmidt. 

«Esperamos que em janeiro possa voltar ao treino com a equipa e também à competição. Sabemos como joga bem, como pode mudar o ritmo do jogo. Já se apresentou esta época a um nível top, mas infelizmente teve algumas lesões. Espero um jogador novo. Está muito motivado, e agora está do nosso lado trazê-lo para as melhores condições físicas. É um jogador muito importante para o Benfica e estamos contentes por tê-lo de volta», disse o treinador alemão do Benfica, a 28 de dezembro de 2023, sobre a iminência do regresso do brasileiro. 

Concorrência

A concorrência por um lugar no ataque da equipa das águias já era grande quando Neres se lesionou, mas será agora maior no regresso do brasileiro. É verdade que Gonçalo Guedes saiu neste mercado de inverno — o extremo português e o Wolverhampton finalizaram o empréstimo ao Benfica e o jogador assinou pelo Villarreal —, mas a SAD dos encarnados tem estado bastante ativa este mês e reforçou-se. Saiu Guedes, mas chegou o extremo argentino Benjamín Rollheiser, de 23 anos, contratado ao Estudiantes. O atacante era a para vir apenas no próximo verão, mas as águias anteciparam a transferência para agora. Também se preparam para assinar com a jovem promessa argentina Gianluca Prestianni, igualmente extremo — assinará apenas a 31 deste mês, dia em que completa 18 anos. E no plantel mantêm-se Di María, João Mário, Tiago Gouveia e Aursnes (embora agora lateral-direito porque Alexander Bah recupera de lesão) como opções para as alas. De qualquer forma, Neres está preparado e ansioso para começar a colocar mais dúvidas na cabeça de Schmidt.