Os milhões inesperados que podem chegar à Luz

Benfica Os milhões inesperados que podem chegar à Luz

NACIONAL05.05.202311:55

Luís Duk e Gedson Fernandes podem vir a render alguns milhões que o Benfica provavelmente não esperaria quando manteve metade dos passes dos dois jogadores no momento em que deixaram os quadros do clube.

O desempenho do avançado e do médio no Aberdeen e Besiktas, respetivamente, fazem antever transferências de montantes relevantes no próximo defeso.

O avançado de 23 anos soma 18 golos e 2 assistências em 38 jogos pelos escoceses (terceiros classificados da Premiership, atrás dos clássicos Celtic e Rangers) e de acordo com a imprensa local estará na mira de vários clubes europeus de dimensão superior. Em declarações aos media escoceses, o CEO do Aberdeen, Alan Burrows, admitiu que possa haver interesse e confirmou que as águias receberão metade do valor, mas «nada terão a dizer» caso surja uma proposta.

Quanto ao médio de 24 anos está a realizar uma temporada de alto rendimento na Turquia, com cinco assistências em 32 jogos. Segundo a imprensa local, alguns clubes da Premier League poderão avançar com propostas por Gedson Fernandes. «Se houver uma oferta superior a 20 milhões de euros iremos analisá-la», afirmou ontem o diretor desportivo das águias negras de Istambul, Ceyhun Kazanci, citado pelo jornal Sporskor, confirmando que o Benfica terá direito a 50 por cento do valor de venda.
«Queremos que ele continue connosco pelo menos mais um ano aqui. As nossas expectativas são elevadas em relação a ele», acrescentou o dirigente.

Luís Duk e Gedson tiveram protagonismo diferente na formação das águias. O cabo-verdiano esteve no clube desde 2016 a 2022 mas nunca chegou à equipa principal e saiu no último verão por €470 mil. O ex-internacional sub-21, por outro lado, jogou na equipa principal na época 2018/2019 e metade de 2019/2020 antes de ser emprestado ao Tottenham de José Mourinho (14 jogos pelos spurs). Seguiu-se o Galatasary, o regresso breve à Luz e a saída definitiva em 2021, para o Besiktas (via Rizespor), por €6 milhões.