SC Braga: Carvalhal a ‘caçar águias’ e guerreiros na pele de ‘bons vadios’

NACIONAL05.01.202521:00

Experiente técnico venceu cinco dos últimos sete duelos contra o Benfica. Próximo jogo dos arsenalistas é… contra os encarnados. Fora de casa, minhotos foram a segunda melhor equipa da primeira volta do campeonato

O adversário é o Benfica? Então chame-se Carlos Carvalhal. O experiente treinador, de 59 anos, parece estar (também) talhado para os confrontos com os encarnados. A julgar pela história recente, o técnico do SC Braga tem-se revelado um verdadeiro caçador de águias.

Factos? Cinco vitórias conseguidas por Carlos Carvalhal nos últimos sete jogos frente ao Benfica. O triunfo (2-1) alcançado ontem, no Estádio da Luz, ajudou a aumentar uma tendência que tem sido norma e que foi sempre alcançada ao leme dos arsenalistas.

A história começou a ser escrita na época 2020/2021 – a segunda passagem de Carvalhal pelo clube, depois de já ter orientado a equipa numa parte da temporada 2006/2007 -, quando o técnico triunfou por três vezes em quatro possíveis. O SC Braga venceu o Benfica na primeira volta desse campeonato (3-2), na Luz, cedendo em casa (0-2). Mas os guerreiros do Minho derrotaram os encarnados na meia-final da Taça da Liga (2-1) – perdendo depois a final com o Sporting (0-1) – e também na final da Taça de Portugal (2-0) – num duelo disputado no Estádio Cidade de Coimbra e que redundou na conquista da terceira prova rainha dos bracarenses (repetindo os feitos 1965/1966 e 2015/2016).

Na campanha seguinte, em 2021/2022, houve ‘empate técnico’, com uma vitória para cada equipa: o Benfica venceu na primeira volta (6-1), o SC Braga sorriu na segunda (3-2).

O duelo mais recente foi, então, ontem, com o treinador do SC Braga a sair novamente por cima e a reforçar a sua apetência para derrotar as águias.

Mas passando da questão individual (Carlos Carvalhal) à coletiva (equipa), olhar para este último jogo dos arsenalistas é constatar, também, que a equipa tem gostado verdadeiramente de alinhar… fora de casa. Ao contrário do que até é normal, uma vez que o lar costuma ser… doce. Mas a verdade é que os guerreiros do Minho têm demonstrado ser uns bons vadios. Afinal, 19 dos 31 pontos que os bracarenses já conquistaram nesta Liga foram conseguidos longe da Pedreira.

Este registo - que tem também indexada uma situação que está por perceber, ou seja, o porquê da irregularidade da equipa no seu reduto, algo que Carlos Carvalhal também já disse que tem de ser analisado ao pormenor para que esta particularidade possa começar a ser alterada o mais cedo possível – fez do SC Braga a segunda melhor equipa da primeira volta da Liga nos jogos fora (apenas o Sporting superou esta marca, tendo resgatado 20 pontos longe de Alvalade), facto que também está muito assente no excelente desempenho defensivo dos arsenalistas ‘além-fronteiras’: apenas quatro golos sofridos nos oito jogos na condição de visitantes (média de meio golo consentido por desafio), sendo esta a melhor marca das equipas visitantes ao longo de toda  a primeira volta da Liga.

O próximo desafio volta a ser longe do Minho, desta feita em Leiria. Ainda que o contexto seja diferente, por tratar-se de um jogo a eliminar, no caso, a meia-final da Taça da Liga (quarta-feira, às 19.45 horas), a verdade é que o SC Braga está altamente moralizado para mais um embate com o Benfica. E Carvalhal pode aumentar o seu pecúlio frente às águias…