Benfica Os benefícios da última viagem da época ao Norte
Em semana decisiva, regressam os sorrisos, e a confiança subiu diversos níveis. Consequência direta da importante conquista em Barcelos, frente ao Gil Vicente (2-0), na última deslocação das águias ao Norte nesta temporada. Num jogo que se antevia difícil de vencer, a equipa de Roger Schmidt conquistou com sucesso o seu objetivo e agora olha para as três finais que se seguem com redobrada motivação.
Percebeu-se a descarga de adrenalina em Barcelos mal Chiquinho desbloqueou o jogo, com golo de cabeça, o seu primeiro esta época na Liga. Os sorrisos invadiram o plantel encarnado e contagiaram a bancada do Municipal de Barcelos. De resto o apoio que os encarnados receberam nesta última viagem a norte do Mondego não passou despercebido a jogadores, técnicos e a todo o staff, tal a forma como o Benfica parecia estar a jogar em casa. Já antes, durante a chegada da comitiva ao local do jogo, o apoio dos adeptos foi algo que sensibilizou os jogadores, novamente surpreendidos com incentivos quando o autocarro das águias se preparava para iniciar a viagem rumo a Lisboa - a viatura teve de suspender momentaneamente a marcha perante os cânticos dos adeptos que pediam o «38». Os homens de Roger Schmidt estão a três vitórias daquele que foi traçado como objetivo principal da temporada.
Vai longa a época, o treinador alemão também fez questão de destacar esse pormenor, esforço personificado em Vlachodimos, Grimaldo e Florentino, os três homens que chegaram anteontem aos 50 jogos oficiais desta época, que em termos ofensivos vai carimbada com a celebração de 120 golos em todas as provas, 71 deles no campeonato. Em termos defensivos, registo para mais um clean sheet, o segundo consecutivo - algo que veio reforçar também a confiança interna após momento difícil com quatro jogos a sofrer e sem vencer. De resto são já 26 os jogos sem sofrer golos esta época, 19 deles na Liga.
Com os três pontos obtidos em Barcelos, os encarnados chegaram aos 77 em 30 jornadas, algo que há dez anos a águia não conseguia. Em 2012/2013, então com Jorge Jesus, o Benfica obtivera pela última vez esse registo... que, ainda assim, não foi suficiente para garantir a conquista do campeonato, celebrado pelo FC Porto. O Benfica chegou também às 25.ª vitória na Liga. É preciso recuar até 2015/2016, então com Rui Vitória na liderança, para encontrar águia com 25 vitórias em 30 jornadas de campeonato. Números que moralizam, mas o prémio final ainda não está garantido.