Opinião de Marcelo Rebelo de Sousa: Desporto como plataforma de educação

Desporto Opinião de Marcelo Rebelo de Sousa: Desporto como plataforma de educação

NACIONAL01.03.202313:05

Esta quarta-feira, 1 de março, celebra-se o Dia da Discriminação Zero. Zero a todas as formas de discriminação: género, idade, religião, orientação sexual, doença, deficiência, etnia, nacionalidade e, no desporto, zero à clubite.

Neste âmbito, A BOLA publicou uma edição especial (leia a edição impressa ou a edição digital), mas aqui partilhamos o artigo de opinião escrito para o nosso jornal pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Desporto como plataforma de educação
 

Orespeito e a promoção dos direitos humanos é fundamental em todas as áreas da sociedade, incluindo no desporto. Pela sua representatividade e impacto, nomeadamente juntos dos mais jovens, o desporto tem até uma responsabilidade acrescida.


A igualdade, o fair play e a inclusão são valores essenciais que devem ser promovidos no desporto para garantir que todos os indivíduos tenham acesso e oportunidades iguais.


No desporto português, existem vários exemplos de atletas cuja integração social e desportiva é considerada um sucesso e são hoje unanimemente reconhecidos pelos seus feitos e conquistas, mas também pelo seu papel social e pelo contributo para o desenvolvimento do panorama desportivo nacional.


Auriol Dongmo, atleta de lançamento do peso, campeã europeia e mundial, detentora do recorde nacional da modalidade, é um exemplo, no feminino, das mesmas capacidades e qualidades. Nascida nos Camarões, o seu processo de naturalização e integração é mais recente, mas os sucessos desportivos não tardaram. Uma prova acrescida de que com trabalho empenhado, coragem e esforço é possível alcançar o sucesso.


Pedro Pichardo, atleta de triplo-salto, campeão europeu, mundial e olímpico, é um dos melhores exemplos de integração em Portugal e de excelência desportiva. Nasceu em Cuba, naturalizou-se português e tem um palmarés desportivo de reconhecido mérito. Algo que só foi possível graças a uma enorme tenacidade, dedicação e superação.


No ano em que se assinalam os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é muito importante continuar a promover os direitos humanos no desporto e garantir que todos os indivíduos tenham acesso a uma efetiva igualdade de oportunidades. É também muito importante que o desporto continue a ser uma plataforma de educação e sensibilização dos valores universais que devem nortear as sociedades modernas e evoluídas. É importante também que os jovens vejam no desporto um caminho de respeito, de valorização e de sucesso. Só assim podemos criar um ambiente desportivo e uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.