SC Braga com rajada instantânea para o regresso às vitórias

Eduardo Pedrosa Marques • 15:23 - 20.09.2024/ Atualizado: 22:17 - 20.09.2024

Em apenas oito minutos, arsenalistas selaram o triunfo com golos de Niakaté, Bruma e El Ouazzani

Final da partida! Nacional 0 SC Braga 3. Está consumado o regresso dos minhotos às vitórias dois jogos depois. Os comandados de Carlos Carvalhal fizeram uma primeira parte de bom nível e mereciam ter ido para o intervalo em vantagem. Só não o conseguiram porque Lucas França realizou três excelentes intervenções. Curiosamente, e ao contrário de todas as expectativas, os arsenalistas não regressaram bem para a etapa complementar, cabendo ao Nacional estar melhor nos instantes iniciais. Contudo, a qualidade individual e coletiva do SC Braga acabou por vir ao de cima e, num ápice, os minhotos marcaram... três golos! Niakaté (77'), Bruma (83') e El Ouazzani (85') deram a vitória ao emblema bracarense.

El Ouazzani também fez o gosto ao pé e fechou as contas do triunfo bracarense:

90+4'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

Bruma, aos 83 minutos, aumentou a vantagem dos guerreiros do Minho:

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).

90+1'
Amarelo

Cartao amarelo para Luís Esteves.

Foi assim que Niakaté colocou o SC Braga na frente do marcador, aos 77 minutos:

89'

A tentativa de reação do Nacional surgiu através de Luís Esteves, mas o remate do capitão dos insulares passou ligeiramente por cima da barra da baliza do SC Braga.

86'
Substituição

João Ferreira sai do campo e é substituído por Víctor Gómez numa substituição tática.

86'

Golo do SC Braga! Assistência da esquerda de Bruma e El Ouazzani, já dentro da pequena área, só teve de encostar, de pé esquerdo, para o 0-3.

85'

G O O O O O L O - El Ouazzani do SC Braga encosta com o pé esquerdo. Uma finalização fácil para El Ouazzani

Assistência
83'

Golo do SC Braga! Toque magistral de Ricardo Horta e Bruma, na cara de Lucas França, pica a bola com classe por cima do guarda-redes brasileiro do Nacional. Parece estar tudo encaminhado para que os arsenalistas regressem da Madeira com os três pontos na bagagem... 0-2.

83'

G O O O O O L O - Bruma marca de pé direito!

Golo
Assistência

Gharbi, aos 70 minutos, tentou a sua sorte neste lance:

82'

Reage o Nacional! Adrián Butzke ganhou as costas a Niakaté e, já dentro da área, rematou cruzado, de pé direito, levando a bola às malhas laterais da baliza de Matheus.

81'
Amarelo

Cartao amarelo para João Ferreira.

80'
Substituição

Matheus Dias sai do campo e é substituído por André Sousa numa substituição tática.

O golo de Niakaté fez explodir de alegria os cerca de 100 adeptos do SC Braga presentes na Choupana.

77'

Golo do SC Braga! Remate de Gharbi que sofreu um desvio em... Bruma, a bola acaba por sobrar para El Ouazzani que faz a assistência para o remate de pé direito de Niakaté. Os arsenalistas chegam à vantagem na Choupana. 0-1.

77'

G O O O O O L O - Sikou Niakaté marca de pé direito!

75'
Amarelo

Cartao amarelo para Zé Vítor.

73'

Mais Nacional! Pontapé de canto batido por Bruno Costa, do lado direito, e cabeceamento de José Gomes ao lado do poste direito da baliza de Matheus.

70'

Responde o SC Braga! Remate de Gharbi, de fora da área, com a bola a sair por cima da barra da baliza defendida por Lucas França.

66'
Substituição

Arvin Appiah sai do campo e é substituído por Rúben Macedo numa substituição tática.

66'
Substituição

Daniel Penha sai do campo e é substituído por Bruno Costa numa substituição tática.

66'
Substituição

Roger Fernandes sai do campo e é substituído por Ismael Gharbi numa substituição tática.

64'

Que corte importante de Niakaté! Incursão de José Gomes pela esquerda, com o lateral dos insulares a tirar o cruzamento para o interior da área, valendo ao SC Braga a atenção do defesa-central maliano, que cedeu canto.

50'

Primeira ameaça no Nacional nesta etapa complementar! Transição rápida dos insulares e remate em arco do recém-entrado Nigel Thomas, à entrada da área e ligeiramente descaído para a esquerda, com a bola a não sair muito longe do poste esquerdo da baliza defendida por Matheus.

Início da segunda parte!

46'
Substituição

Roberto Fernández sai do campo e é substituído por El Ouazzani numa substituição tática.

46'

Início da segunda parte.

46'
Substituição

Jean-Baptiste Gorby sai do campo e é substituído por André Horta numa substituição tática.

46'
Substituição

Miguel Baeza sai do campo e é substituído por Nigel Thomas numa substituição tática.

46'
Substituição

Yuri Ribeiro sai do campo e é substituído por Adrián Marín numa substituição tática.

46'
Substituição

Tiago Reis sai do campo e é substituído por Adrian Butzke numa substituição tática.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 2.459

Intervalo! Nacional 0 SC Braga 0. Estiveram melhor os guerreiros do Minho nesta primeira parte e os insulares bem podem agradecer a Lucas França o facto de não irem em desvantagem para o descanso. O guarda-redes brasileiro efetuou três excelentes defesas - a remates de Roger Fernandes (12 e 37') e Roberto Fernández (19) -, momentos que permitiram ao conjunto da casa manter a sua baliza inviolada. Os madeirenses apenas na reta final conseguiram criar perigo, primeiro num remate de Tiago Reis (39') que foi intercetado por Paulo Oliveira, já perto da linha de golo e com Matheus fora do lance, e depois por intermédio de Arvin Appiah, que viu a sua tentativa ser travada pelo número 1 dos bracarenses. Tudo em aberto para a segunda parte num duelo em que ambas as equipas estão desejosas de regressar aos triunfos depois dos desaires sofridos na jornada anterior.

45+1'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

Tiago Reis, aos 39 minutos, teve no pé direito a primeira oportunidade de golo para o Nacional, valendo ao SC Braga, na circunstância, o corte decisivo de Paulo Oliveira:

Roger Fernandes e Lucas França voltaram a travar um interessante duelo neste lance, aos 37 minutos, com o guarda-redes dos insulares a levar a melhor sobre o extremo dos arsenalistas:

39'

Responde o Nacional! Remate cruzado de Tiago Reis, já dentro da área, e com Matheus já batido valeu ao SC Braga o corte providencial de Paulo Oliveira, muito perto da linha de golo. É o primeiro momento de perigo causado pela formação orientada por Tiago Margarido.

37'

Grande defesa de Lucas França! Roger Fernandes fugiu, uma vez mais, em velocidade, e, já dentro da área, rematou forte, de pé direito, para excelente resposta do guarda-redes do Nacional. O SC Braga já justificava claramente a vantagem...

Roger Fernandes voltou a causar perigo aos 24 minutos, com um remate cruzado que passou a rasar a barra:

Lucas França, guarda-redes do Nacional, voou para negar o golo a Roberto Fernández neste lance, aos 19 minutos:

Niakaté, aos 13 minutos, ameaçou o golo com este cabeceamento perigoso:

29'
Amarelo

Cartao amarelo para Matheus Dias.

Roger Fernandes, aos 12 minutos, rematou forte, de fora da área, para defesa apertada de Lucas França:

27'
Amarelo

Cartao amarelo para Yuri Ribeiro.

25'
Amarelo

Cartao amarelo para Jean-Baptiste Gorby.

24'

Grande oportunidade para o SC Braga! Roger Fernandes fugiu em grande velocidade pelo flanco direito, fletiu para o centro e, já dentro da área, rematou forte, de pé esquerdo, fazendo a bola passar a milímetros da barra da baliza da formação insular.

19'

Que perigo!! Tiraço de Roberto Fernández (na sequência de um erro de Zé Vítor), já dentro da área, descaído para a direita, e voo de Lucas França a defender para canto. O SC Braga continua a carregar...

13'

Outra vez os arsenalistas! Cruzamento da direita e Niakaté, com um cabeceamento de cima para baixa, atira a rasar a barra da baliza defendida por Lucas França. Os guerreiros do Minho dão mostras de quererem começar a intensificar a sua pressão no último reduto defensivo dos insulares...

12'

Primeira aproximação perigosa do SC Braga! Remate exterior de Roger Fernandes, com o pé direito e defesa para a frente de Lucas França.

Primeiros 10 minutos de equilíbrio total. Ainda nenhuma das equipas conseguiu aproximar-se com perigo das balizas contrárias.

1'

O SC Braga sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Entram as equipas no terreno de jogo. Nota para o facto de Luís Esteves e Ricardo Horta, capitães de Nacional e SC Braga, respetivamente, subirem ao relvado envergando a parte de cima da farda de um bombeiro, numa sentida homenagem os Soldados da Paz. Também o árbitro da partida, Hélder Malheiro, se fez acompanhar de um capacete utilizado pelos bombeiros, adereço que o juiz levou debaixo do braço. Antes do apito inicial do encontro, será cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas do flagelo dos incêndios que têm assolado o País nos últimos dias.

Interessante presença de público na Choupana, com mais adeptos do Nacional nas bancadas do recinto madeirense. Mas também é possível vislumbrar muitos simpatizantes do SC Braga que, como se sabe, são fiéis no apoio à equipa, onde quer que ela jogue.

Já caiu a noite na Madeira, está algum frio, mas, para já, não há sinal de chuva. As três equipas estão prestes a subir definitivamente ao relvado para a habitual saudação ao público antes do início da partida.

Já Carlos Carvalhal, técnico do SC Braga, promove uma autêntica revolução no onze, tendo como termo de comparação a partida da ronda anterior, frente ao Vitória de Guimarães (0-2). São 7 (!) as alterações levadas a cabo pelo técnico dos arsenalistas: saem Víctor Gómez, Adrián Marín, André Horta, Gabri Martínez, El Ouazzani (todos por opção), Bright Arrey-Mbi (suspenso) e Rodrigo Zalazar (lesionado), entram João Ferreira, Paulo Oliveira, Yuri Ribeiro, Gorby, Roger Fernandes, Bruma e Roberto Fernández.

Tiago Margarido, treinador do Nacional, promove duas alterações em relação à equipa que tinha escalado para o encontro da última jornada, diante do Estoril (0-2): saem Ulisses (castigado) e Rúben Macedo (por opção), entram Léo Santos e Miguel Baeza.

SC Braga (treinador): Carlos Carvalhal

SC Braga (suplentes): Lukas Hornicek (91), Víctor Gómez (2), Amine El Ouazzani (9), André Horta (10), Adrián Marín (19), Gharbi (20), Rafik Guitane (27), Jónatas (53) e Gabri Martínez (77)

SC Braga (titulares): Matheus (1); João Ferreira (13), Paulo Oliveira (15), Niakaté (4) e Yuri Ribeiro (25); Vítor Carvalho (6) e Gorby (29); Roger Fernandes (11), Ricardo Horta (21) C e Bruma (7); Roberto Fernández (90)

Nacional (treinador): Tiago Margarido

Nacional (suplentes): Rui Encarnação (1), João Aurélio (2), Rúben Macedo (7), Bruno Costa (8), Adrián Butzke (9), Nigel Thomas (11), André Sousa (18), Isaac Tomich (23) e Douglas Sequeira (43)

Nacional (titulares): Lucas França (37); Gustavo Garcia (22), Léo Santos (34), Zé Vítor (38) e José Gomes (5); Luís Esteves (10) C, Matheus Dias (88) e Daniel Penha (17); Arvin Appiah (70), Tiago Reis (72) e Miguel Baeza (19)

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa); Assistentes: Gonçalo Vaz Freire e Hugo Coimbra; 4.º Árbitro: Flávio Lima; VAR/AVAR: Cláudio Pereira e Tiago Costa

Já há equipas oficiais:

A formação comandada por Carlos Carvalhal também pretende reagir rapidamente à adversidade da ronda anterior, uma vez que foi derrotada pelo Vitória de Guimarães (0-2), no eterno dérbi do Minho.

O conjunto orientado por Tiago Margarido vem de uma derrota no reduto do Estoril (0-1), pelo que irá fazer de tudo para regressar às vitórias, ainda para mais numa partida realizada diante dos seus adeptos.

Nacional e SC Braga têm honras de abertura da 6.ª jornada da Liga. O Estádio da Madeira, na Choupana é o palco do duelo entre insulares e minhotos e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre um desafio que se antevê extramente emocionante. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!