Benfica Operação renovação com quatro
Tempo para acelerar. Com a temporada a entrar a passos largos na reta final, a SAD encarnada irá aproveitar a paragem nas competições domésticas para aprofundar conversações em diversos processos que têm estado pendentes mas que precisam de resolução a curto prazo.
É o caso das renovações contratuais com Grimaldo, Otamendi e Cher Ndour, que terminam todos a ligação ao emblema da Luz no final desta temporada, e ainda Rafa Silva, que tem contrato até ao final da época 2023/2024.
Pese o facto de os jogadores que não foram convocados para as seleções terem recebido ordem de repouso até sábado, os responsáveis pelo futebol encarnado procuram aproveitar esta paragem para intensificar o diálogo com os vários representantes dos atletas cujos dossiers poucos ou nenhuns avanços têm conhecido nos últimos tempos. A começar por Alejandro Grimaldo.
O lateral espanhol, a rubricar temporada de grande nível, tem visto o nome dele ser associado a diversos emblemas de Inglaterra (Fulham e Nottinghan Forest), de França (Nice) e também de Espanha, onde nos últimos dias foi noticiado o interesse do Atlético Madrid.
Seguro é que o esquerdino ainda não se comprometeu com qualquer outro emblema e continua a dar abertura à possibilidade de prolongar o vínculo com as águias, mas para isso terá de existir aproximação entre as exigências e aquilo que a SAD entende poder oferecer. Algo que até agora não tem sido conseguido. A porta da continuidade não está fechada, mas o tempo urge para clarificar posições.
Situação idêntica à de Nico Otamendi. O central já sabe aquilo que o Benfica lhe pode pagar para renovar por mais dois anos, mas o argentino - também ele a fazer época de alto nível com a aura de ter sido campeão mundial -prefere esperar pelos últimos dias da temporada para perceber a evolução do interesse de alguns emblemas de Itália e Espanha que têm perguntado por ele. Otamendi quer continuar a jogar na Europa e ao mais alto nível, em clube que lute por títulos, e só essa situação colocará em causa a permanência dele na Luz.
Tanto a situação de Grimaldo como a de Otamendi são, hipoteticamente, as mais difíceis de resolver. O processo relacionado com Rafa (acaba contrato em 2024 e deve estender a ligação até 2026), também parado, está encaminhado desde novembro.
Por fim, a situação do médio Cher Ndour conheceu evolução nas últimas semanas. A renovação com o jovem italiano, de 18 anos, já chegou a ser considerada como muito complicada, mas conheceu novo impulso e a estreia pela equipa principal poderá ter sido determinante para o jogador dar o sim ao acordo por cinco anos que tem em cima da mesa.