«O voto eletrónico é muito mais seguro»
Frederico Varandas e André Bernardo (ASF)
Foto: IMAGO

«O voto eletrónico é muito mais seguro»

NACIONAL08.10.202313:25

Administrador da SAD esclarece sócios sobre o ponto mais polémico. Reunião magna decorre no Pavilhão João Rocha ate às 20 horas

André Bernardo, administrador da SAD do Sporting, falou, durante a Assembleia Geral deste domingo, da questão mais polémica da ordem de trabalhos, a proposta para voto eletrónico à distância.

«Relativamente à questão da segurança, a empresa será definida caso exista aprovação favorável à mudança de estatutos. Aí o Sporting abrirá concurso para encontrar uma empresa certificada para o efeito. Quanto à segurança, digo que isso é um não-tema, este processo é muito mais seguro que o processo atual por uma razão fácil de entender. Já fazemos muita coisa em registo digital. O registo de um sócio é um registo digital, o processo de cálculo de antiguidade é um registo digital, o cálculo do número de votos é digital, está tudo em base de dados processado por um software. Não há processos infalíveis, não. O voto eletrónico já existe, existe nas assembleias eleitorais. Os sócios vêm, é um facto, mas votam no computador aqui, todo o processo vai ser idêntico ao voto à distância, exceto a distância. Este processo, repito, é muito mais seguro. O digital tem várias vantagens», resumiu. 

Há quatro pontos na ordem de trabalhos, com especial atenção para o 3, sobre a atribuição do nome de Cristiano Ronaldo à porta 7 do estádio, mas sobretudo para o ponto 2, apreciação e votação da introdução do voto eletrónico à distância nas assembleias gerais comuns e eleitorais.