«O Sporting atravessa o melhor momento da época na Liga»

Arouca «O Sporting atravessa o melhor momento da época na Liga»

NACIONAL15.04.202314:57

O Arouca nunca pontuou em Alvalade, mas surgirá em campo disponível para continuar a fazer história, uma atitude creditada pelo feito inédito de já ter batido os leões de Rúben Amorim na primeira volta do campeonato. A fé, contudo, não é cega, pois Armando Evangelista não crê em cansaços ou irregularidades exibicionais da equipa leonina, um lugar à frente dos arouquenses, com mais 13 pontos, e em alta na Liga Europa.

«Temos noção das dificuldades que vamos encontrar. Embora pareça que não, o Sporting atravessa o melhor momento da época na Liga. Se olharmos aos últimos sete jogos, seis são vitórias e estas, em casa, têm sido expressivas. Sabemos das diferenças entre estes dois clubes. O Sporting está a fazer uma segunda volta ao nível exigido pela sua massa adepta. Eles sabem também aquilo que o Arouca está a fazer. Nos confrontos com o Sporting, em Alvalade, nunca pontuamos e a nossa intenção é fazer o melhor resultado possível e continuar a poder fazer história», referiu Armando Evangelista na antevisão ao jogo da 28 jornada, o 15º entre os dois emblemas e o 6.º a contar para a Liga.

A fazer a melhor época de sempre – 5º lugar, com 44 pontos, depois de já ter atingido os quartos de final da Taça de Portugal e a meia-final da Taça da Liga – o treinador do Arouca salienta a principal virtude do seu grupo de trabalho: «Este é um Arouca responsável. Estamos no 5º lugar e com os pontos que temos [44] fruto de muita responsabilidade e dos pés bem assentes no chão. Não nos colocamos em bicos de pés. Somos profissionais, somos pagos para isso mesmo e temos sido competentes. É isso que marca o que temos vindo a alcançar. Só com a responsabilidade de toda a gente, da equipa técnica, dos jogadores e da estrutura é que esta nossa posição é possível.»

Arouca e Sporting já se defrontaram duas vezes esta época, com uma vitória para cada lado.

«Um foi em nossa casa [1-0, na jornada 11], o outro foi na final four em campo neutro [1-2, em Leiria], mas o jogo deste domingo vai envolver características diferentes, como é óbvio. Agora, temos que ser o que temos sido até hoje. Olhar para o jogo e para o adversário, montando a nossa estratégia em função daquilo que o Sporting tem sido e em função daquilo que nós somos capazes de fazer, tirar o melhor das características dos nossos jogadores e esperar que seja um dia que nos possa sorrir, um dia em que estejamos também com a estrelinha  - porque isto é um jogo e por vezes temos de ter a estrelinha da sorte – porque as diferenças entre o Sporting e o Arouca são enormes. Se os astros se alinharem, se estivermos convictos de que realmente podemos fazer uma surpresa… O pior que nos pode acontecer é entrar em jogo com medo de perder. Não tendo medo, estaremos mais próximos de conseguir somar pontos. Tem de ser esta a nossa mentalidade», afirmou.

O Arouca tem revelado acerto defensivo – apenas um golo sofrido nas últimas 6 jornadas -, uma evolução que poderá potenciar a capacidade de resposta dos lobos em Alvalade: «Tivemos uma evolução grande nesse capítulo, os números falam por si. Sabemos das dificuldades que é defrontar o Sporting, uma equipa que irá ter mais posse de bola, mais jogo dentro da nossa área. Espero que possamos acabar a nossa temporada com essa consistência defensiva.»

Armando Evangelista descarta ainda a hipótese de encontrar um Sporting desgastado pelo compromisso europeu a meio da semana frente à Juventus: «Creio que isso é um estigma que se criou de que as equipas apresentam mais dificuldades depois de uma prova europeia.  Não acredito que o Sporting vai estar debilitado. Tem ainda grandes objetivos no campeonato, está precavido para aquilo que o Arouca pode fazer, pelo que espero um Sporting fortíssimo.»

O lateral-esquerdo Weverson, o médio-defensivo Soro e os avançados Dabbagh e Vitinho são baixas confirmadas para o encontro em Alvalade.