O jogador mais decisivo da Liga das Nações… é Gyokeres

Avançado começa a ser tão indispensável na seleção da Suécia como já é no Sporting. Lidera lista de jogadores com mais golos e assistências na prova de seleções

Com o fim da 4.ª jornada da Liga das Nações, um jogador saltou à vista de todos os outros: Viktor Gyokeres, que após uma partida frustrante frente à Eslováquia (na 3.ª jornada), fez um golo e uma assistência na deslocação à Estónia. Isto elevou a influência que o futebolista de 26 anos tem na formação sueca, e que apresenta muitas parecenças com a que já possui em Alvalade.

Na Liga das Nações, até agora, ninguém marcou mais golos do que os quatro que Gyokeres já assinou – está empatado com outros três jogadores, entre eles Akturkoglu, do Benfica –, mas o avançado é também, segundo a UEFA, o jogador com mais assistências na competição (quatro), mais uma, por exemplo, do que o ex-leão Nuno Mendes.

Em quatro jogos nesta prova, Gyokeres soma oito contribuições diretas para golo, que até foram conseguidas somente em três partidas, já que o avançado ficou em branco no tal jogo com a Eslováquia. Note-se ainda que o jogador também é o que soma mais remates enquadrados na prova – 11.

Semelhanças com o Sporting

Gyokeres é igualmente o avançado mais decisivo na Liga, com 12 contribuições para golo em oito jogos. Mas os paralelos não ficam por aqui: tanto na seleção como no clube, o avançado é sempre titular e raramente substituído, tanto que, esta época, faz 88 minutos por jogo… nas duas equipas.

Para este sucesso do homem da máscara dentro de campo é também essencial o sistema de jogo em que está incluído. E nesse aspeto, as ideias de Rúben Amorim e do selecionador Jon Dahl Tomasson são também comparáveis.

As equipas partem de sistemas tático parecidos - o conhecido 3x4x3 de Amorim não difere muito do 3x5x2 de Tomasson. Em ambos Gyokeres tem dois avançados interiores a flanqueá-lo, sendo que na turma nórdica, Dejan Kulusevski e Alexander Isak fazem os papéis de Francisco Trincão e de Pedro Gonçalves.

Isto só beneficia Gyokeres, a Suécia e o Sporting, e os resultados estão à vista: os suecos já garantiram, pelo menos, o acesso ao paly-off de subida à liga B da Liga das Nações. Já os leões certamente voltarão a sentir a influência do avançado em breve, visando os duelos da equipa com o Portimonense para a Taça de Portugal, a 18 de outubro, e com o Sturm Graz para a Liga dos Campeões, no próximo dia 22.