O dia de todas as decisões: Tudo ou nada no Minho

Liga 3 O dia de todas as decisões: Tudo ou nada no Minho

NACIONAL05.05.202323:57

Com o 1.º lugar entregue na Série 1, SC Braga B e Alverca jogam uma verdadeira final para garantir a vaga no play-off. Aos guerreiros apenas serve a vitória, os ribatejanos podem também jogar com empate. A equipa de Custódio Casto ainda não perdeu em casa nesta fase e assim quer continuar.


«Estamos à espera de um jogo difícil, complicado, sabemos que é uma final para nós e vamos encarar o jogo com a máxima seriedade. Se tudo correr bem, vamos conquistar os três pontos», afirmou o central Diogo Fonseca, que também joga com um fator de motivação adicional: «Com o apoio dos nossos adeptos somos sempre mais fortes e isso tem-se provado com os resultados que temos tido nesta fase.»

Em Alverca, o treinador Leandro Pires quer ver os seus jogadores premiados: «O SC Braga B é uma equipa que conhecemos bem. Tem jovens muito irreverentes que têm iniciativa e coragem para ter bola. Nós temos qualidade para nos superiorizarmos. A enorme capacidade de trabalho que os jogadores têm tido, o compromisso e o talento permitem-nos ter a confiança de que poderemos atingir o objetivo.»
 

O silêncio é a arma do Belenenses
Do Restelo não saiu um... pio. Depois de falhado o primeiro 'match point', foi em absoluto silêncio que o Belenenses preparou a receção à Sanjoanense. O desaire com o Amora não provocou apreensão, mas deixou as hostes azuis em alerta. É verdade que o clube da Cruz de Cristo depende apenas de si para garantir a subida direta - basta-lhe um empate -, mas uma derrota por três ou mais golos poderá atirá-lo para... fora da luta pela subida se o Vilaverdense for bem-sucedido diante do Amora. Espera-se,
pois, emocionante duelo no Restelo, onde a equipa de São João da Madeira mostrará ambição. «Neste momento, tudo é possível. A nossa ambição  é grande e estamos preparados para lutar até ao fim», prometeu o médio defensivo Jorge Pereira. 

Sonho guia o Vilaverdense

O jogo com o Amora pode ser para o Vilaverdense «um dos mais importantes da história do clube». Os minhotos ocupam o 2.º posto, com menos dois pontos que o Belenenses, e o triunfo garante, pelo menos, o play-off. «O único pensamento é ganhar
o jogo porque esse resultado vai trazer-nos algo bom. Não dependemos de nós para subir diretamente, mas dependemos de nós para subir. Há o 2.º lugar e é importante termos isso em mente», sublinhou o treinador Ricardo Silva, para quem o mérito de o Vilaverdense ter chegado vivo a esta fase é dos jogadores: «Puseram toda a gente a sonhar!» Para que se faça história, o técnico apela ao apoio dos adeptos:  «O que peço é que encham o nosso estádio com energia positiva para que consigamos ganhar a um adversário valioso e que tem uma equipa incrível.»               

Amora quer acabar em beleza

O Amora já tem a vida resolvida, mas não vai a Vila Verde facilitar fazer de bombo da festa. «Vamos querer dar continuidade à vitória sobre o Belenenses. Será a última oportunidade para os meus jogadores se valorizarem», declarou João Pereira, deixando uma questão no ar: «Qual a vantagem de termos terminado a fase regular em 1.º lugar? O que recebemos foi começar com dois jogos fora  [São João da Madeira e Restelo]...»