«No Benfica, depois de Eusébio já está Cardozo»

Benfica «No Benfica, depois de Eusébio já está Cardozo»

NACIONAL26.05.202320:34

Lorenzo Melgarejo, lembra-se dele? O jogador paraguaio que passou pela Luz em 2012/2013, durante o primeiro reinado de Jorge Jesus, e num período em que Óscar Cardozo trilhava o caminho para se tornar o melhor marcador estrangeiro da história do Benfica, recordou numa entrevista à rádio Versus a passagem pelas águias e os conselhos que o compatriota então lhe deu na Luz, e colocou Cardozo num pedestal... único, considerando-o a maior figura do Benfica depois de... Eusébio.

«Creio que no Benfica, depois de Eusébio, já está o Tacuara Cardozo», disparou Melgarejo.

Hoje com 32 anos, desde 2021 que é companheiro de equipa de Cardozo nos paraguaios do Libertad e joga a extremo e segundo avançado, depois de na Luz ter sido transformado... em lateral. Situação que também aborda na entrevista.

«Quando cheguei à Europa a minha única missão era jogar e ficar por lá. Quando estive no Benfica puseram-me a lateral e tive de aceitar. Um jogador deve estar preparado para jogar em qualquer posição, nunca se sabe o que pode acontecer num jogo», contou Melgarejo, que foi sempre apoiado de perto em Lisboa por Cardozo.

«Tacuara Cardozo deu-me muitos conselhos lá, foi muito importante para mim e nunca acreditei que voltaria a jogar com ele», afirmou Melgarejo, que agora conquista títulos ao lado do veterano goleador, cujo pé esquerdo ainda faz muitos estragos.

Aliás, Melgarejo está relacionado com episódio inesquecível na história dos encarnados. Terá sido um dos responsáveis pela profunda insatisfação que Cardozo manifestou junto de Jorge Jesus depois de as águias perderem (1-2) a final da Taça de Portugal de 2013 para o Vitória de Guimarães de Rui Vitória.

Melgarejo jogava a lateral-esquerdo com Jesus, nessa época fez 40 jogos como titular, mas na decisão do Jamor nem saiu do banco, com Jesus a apostar em... André Almeida no lado esquerdo da defesa.

Terminado o jogo, Cardozo foi tirar satisfações junto a Jorge Jesus, empurrando-o e protagonizando cena que ficou eternizada na memória dos benfiquistas, como que responsabilizando-o pela derrota. Nesse jogo, Cardozo foi substituído aos 70', quando as águias venciam por 1-0, e depois de ter saído os vimaranenses deram a volta ao resultado.

Veja o vídeo: