Morreu Helmut Gross, pioneiro do futebol alemão moderno
Considerado um revolucionário na Alemanha, foi um dos ideólogos do 'gegenpressing' e inspirou técnicos como Ralph Rangnick, Jurgen Klopp, Julian Nagelsman ou Thomas Tuchel.
Helmut Gross faleceu esta quinta-feira, aos 77 anos. O anúncio foi feito pelo Hoffenheim, que recordou as contribuições de Gross para o futebol germânico.
«O nativo de Geislingen inspirou gerações de treinadores de futebol com a sua visão de cobrir espaços baseado na posição da bola. Julian Nagelsmann, Jurgen Klopp, Thomas Tuchel - todos eles entraram em contacto com a sua filosofia futebolística», refere o comunicado.
Considerado um dos precursores do gegenpressing (que se pode traduzir por contra-pressão) - tática baseada na pressão intensa ao adversário após a perda de bola - esse é um dos elementos que mais caracteriza o estilo de jogo de Jurgen Klopp e de outros treinadores alemães. Gross ajudou assim a introduzir no país os conceitos de pressão alta e mais agressiva por parte da linha defeniva.
Ralph Rangnick foi fortemente influenciado por Helmut Gross. O ex-treinador do Manchester United recordou, em entrevista de 2021, a forma como Gross foi um revolucionário no seu país: «Ele foi provavelmente o primeiro treinador na Alemanha a jogar com uma defesa a quatro com marcação à zona e orientada para a bola.»
Ao longo da sua carreira, Gross treinou nas camadas jovens do Estugarda, foi olheiro do Hoffenheim e consultor do RB Leipzig e do Man. United.