Mbappé: como o fenómeno chegou aos 300 golos
Foto IMAGO/Buzzi

Mbappé: como o fenómeno chegou aos 300 golos

INTERNACIONAL22.11.202311:30

Olhámos para as estatísticas à volta do mais jovem jogador francês a alcançar a marca dos 300 golos na carreira

Kylian Mbappé fez um hat-trick contra Gibraltar. O último dos três que marcou - um golaço a mais de 30 metros da baliza - correspondeu ao 300.º tento que aponta enquanto profissional e, aos 24 anos e 355 dias, alcançou esta marca antes de muitas estrelas do futebol mundial. Mas como? E quem ultrapassou? São algumas das questões que procuramos responder.

Mónaco

O jovem Mbappé despontou na ribalta do futebol no célebre Mónaco de 2016-17, comandado por Leonardo Jardim. O seu primeiro golo surgiu na época anterior, frente ao Troyes, para o campeonato, mas foi na temporada seguinte que o francês, parceiro de Falcão no ataque da equipa, mostrou todo o seu potencial. Apenas com 18 anos, protagonizou a segunda maior transferência da história, juntando-se ao PSG por um total de 180 milhões de euros. Saiu do principado com um total de 27 golos apontados pelo clube.

Mbappé foi decisivo nos quartos de final da Liga dos Campeões, frente ao Dortmund (IMAGO)

PSG

Foi no PSG que se tornou a autêntica máquina de faturar, por clube e seleção. Está na sua sétima época em Paris (apesar das muitas novelas que tem protagonizado ao longo dos mercados de transferências) e é, para os parisienses, o elemento principal do projeto, que teima em não alcançar a tão desejada Liga dos Campeões. Não se pode, porém, dar grandes culpas a Mbappé: aos 24 anos, já é, de forma destacada o melhor marcador da história do clube, com 227 golos. No top 25 de artilheiros do clube, ninguém tem uma média de minutos por golo tão boa como ele - apenas Zlatan Ibrahimovic está ao mesmo nível, ambos precisam de uma média de 97 minutos em campo para marcar golos pelos Paris Saint-Germain.

Mbappé abriu o marcador na Liga dos Campeões, frente ao AC Milan (IMAGO/Nicolo Campo)

França

Pelo conjunto gaulês, Mbappé mantém a forma que apresenta em Paris. São 46 golos em 74 partidas de uma das principais figuras dos dois Mundiais que disputou: venceu em 2018, perdeu em 2022 na final, para a Argentina. Em apenas dois Campeonatos do Mundo, leva 12 golos, os mesmos que Pelé e menos quatro que o melhor marcador, Miroslav Klose.

Mbappé apontou um hat-trick na final do Mundial 2022 frente à Argentina, mas não foi suficiente para a conquista do troféu (IMAGO/Fotoarena)

Esta época, o astro francês já leva mais golos que jogos. São 21 tentos em 19 encontros, uma média de 1,11 golos por jogos, maior que a época mais prolífica, a passada, em que faturou 54 vezes em 56 partidas e, por isso, contabilizou 0,96 golos por jogo. A média da sua carreira está em 0,73 golos por encontro.

O número de jogos e golos de Mbappé, na sua carreira profissional

EquipaGolosJogos
Mónaco2760
Paris Saint-Germain227275
França4674
Total300409

Como são os golos de Mbappé?

O atleta, quase com 25 anos, tem uma clara preferência pelos golos a curta distância. Dos 300 que marcou, 278 foram dentro de área, uma percentagem superior a 92%

As finalizações são, usualmente, com o seu pé direito, com o qual apontou 229 golos. Este número coincide com a quantidade de vezes que marcou em jogo corrido. Com o pé esquerdo, já atirou de forma certeira em 59 ocasiões, sobrando assim 11 para os cabeceamentos e mais um, com outra parte do corpo, devido a um ressalto. Fica também o dado curioso: nunca marcou de livre direto.

Quem alcançou este feito?

A comparação que normalmente surge - ainda que seja algo injusta - é com os dois extraterrestres desta geração: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Ainda que os nomes assustem qualquer comparação, os dados não enganam: Mbappé, com 24 anos e 355 dias, marcou mais cedo que Messi, que já tinha 25 anos, e Ronaldo, que atingiu a marca aos 27. 

Nesta geração, a única dúvida que sobra é em relação a Neymar. Terá o brasileiro, agora no Al-Hilal, chegado a esta marca mais cedo que Mbappé? Avaliando os critérios, a resposta mais correta é não. Apesar de Neymar ter festejado a marca com menos dois meses de idade que o francês, entram, nesta contabilização, 22 golos, entre seleções jovens, olímpica e alguns amigáveis pelo Santos. Considerando igualdade criterial, ou seja, jogos oficiais por clubes e seleção principal, Neymar fez o seu golo 300 já com 25 anos, frente ao Bordéus. Foi o seu sétimo golo em Paris, onde foi colega de Mbappé até ao início desta época.

Mbappé marca e celebra com Neymar, no jogo do PSG frente ao Bayern Munique (IMAGO/ABACAPRESS)

Quem pode ultrapassar esta marca de Mbappé?

A futurologia é sempre uma arte inglória mas, olhando às probabilidades, não sobram grandes dúvidas sobre o mais provável sucessor deste recorde.

Erling Haaland, nascido a 21 de julho de 2000, já apontou 231 golos na sua carreira profissional, ao serviço de Molde, RB Salzburgo, Borussia Dortmund, Manchester City e Noruega. Feitas as contas, tem o que resta desta época e toda a próxima para fazer 69 golos. Só na temporada transata, apontou 64, o que significa que há margem até para diminuir o ritmo e, ainda assim, ultrapassar esta marca em 2025 ou, quiçá, até antes...

Aleksander Ceferin, Erling Haaland e Aitana Bonmati/ Jonathan Moscrop/Sportimage
Haaland foi considerado o melhor jogador a competir na Europa na passada época (Jonathan Moscrop/Sportimage)

Como vê Mbappé este feito?

Como disse Thierry Henry, «alguns jogadores não marcam 300 golos nem nos treinos». A marca, algo precoce, serve a Mbappé que, desde que apareceu nos grandes palcos do futebol, tem revelado uma maturidade muito rara no seu jogo e que, ao que parece, se alastra às palavras. Questionado sobre o que pensava desta marca, o francês não se mostrou deslumbrado. «300 golos? É hilariante! Há jogadores que fazem 800 ou 850...». Se mantiver o nível, poderá claramente alcançar ou até ultrapassar estes valores. Afinal de contas, ainda nem tem 25 anos...

Foto IMAGO/Beautiful Sports