ANTEVISÃO Luton-Man. United: ataque à quinta vitória consecutiva
Manchester United pode aproximar-se ainda mais dos lugares europeus, depois da derrota do Tottenham. É com quatro vitórias seguidas fora de casa que os ‘red devils’ chegam ao pequeno Kenilworth Road, onde mora um surpreendente Luton, com apenas uma derrota nos últimos sete duelos
Muito mais é o que separa Luton e Manchester United do que aquilo que os une. A diferença entre currículos é gigantesca, a história de glórias de um é diametralmente oposta à do outros e o valor entre plantéis é de uma disparidade enorme, mas os tempos mais recentes mostram uma semelhança: os dois emblemas protagonizaram recuperações notáveis na Premier League, embora em zonas diferentes da classificação, e terão este domingo um frente a frente, a partir das 16.30 horas, que promete golos.
Chegam os red devils ao pequeno Kenilworth Road, estádio com 11 mil lugares, numa sequência positiva de seis jogos sem perder, a melhor da temporada e que lhe permite estar, agora, a seis pontos do quinto lugar, ocupado pelo Tottenham, que este sábado perdeu na receção ao Wolverhampton (1-2).
Mais importante: são já quatro as vitórias consecutivas, desde o empate em casa com o Tottenham (2-2, a 14 de janeiro), e, fechando as prestações da equipa de Bruno Fernandes e Diogo Dalot somente às realizadas na condição de visitante, na qual estará esta tarde, encontra-se igual número: quatro triunfos seguidos!
Já o Luton… é verdade que sofreu uma derrota na última partida, diante do Sheffield United, por 1-3, mas esse foi o único desaire encaixado pelo anfitrião de hoje nos seus últimos sete duelos (nos restantes somou 3V e 3E), sequência que lhe permitiu fugir da zona de descida da classificação.
Voltando ao gigante de Manchester, nota de destaque para o momento de Rasmus Hojlund, o avançado dinamarquês de 21 anos e que faturou em cada um dos últimos cinco desafios do conjunto de Erik ten Hag, contribuindo para os 15 golos marcados pela equipa nesses duelos (à media de três por jogo). No mesmo plano, sublinhe-se os 9 sofridos, embora só um nas últimas duas partidas – também defensivamente o Man. United está a registar excelente evolução.
A aposta nos jovens tem sido uma constante de Erik ten Hag e começa a dar frutos, destacando-se as recentes e excelentes exibições de Mainoo, Garnacho e do já mencionado Rasmus Hojlund.
CONFRONTO DIRETO
Mostra a história que, desde a criação da Premier League em 1992, só por uma vez as duas equipas se defrontaram no principal escalão do futebol inglês, o que aconteceu na primeira volta da presente época, tendo os red devils vencido em casa por 1-0, com golo de Victor Lindelof.
Antes, em 2020, os dois conjuntos tinham estado frente a frente para a Taça da Liga, sorrindo, igualmente, o triunfo ao United, então por 3-0.
Porém, no campeonato de Inglaterra e nas outras competições, entre 1897, data do primeiro embate entre os dois emblemas (ganhou o Luton por 2-1!), e 1992, Luton e Manchester United enfrentaram-se em 41 ocasiões, com quatro triunfos para os primeiros e 28 para os segundos (e 7 empates).
Luton
Sistema provável: 5x4x1
Onze provável: Thomas Kaminski; Issa Kaboré, Teden Mengi, Gabriel Osho, Bell e Alfie Doughty; Carlton Morris, Chiedozie Ogbene, Sambi Lokonga e Ross Barkley; Elijah Adebayo
Lesionados: Mads Andersen, Tom Lockyer e Nakamba
Suspensos: –
Em dúvida: Hashioka e Onyedinma
Em risco de exclusão: –
A antevisão do treinador Rob Edwards: «Temos de aproveitar esta oportunidade maravilhosa de defrontar uma equipa como o Manchester United, uma das maiores do Mundo. Com a certeza de que, em nossa casa, acreditamos sempre que tudo é possível. Estamos a crescer, estamos a jogar cada vez melhor.»
Figura: Elijah Adebayo. O atacante inglês de 26 anos é o principal protagonista da fuga do Luton à zona de descida, tendo apontado quatro golos nos últimos três jogos da equipa, um diante do Newcastle (4-4) e três frente ao Brighton (4-0).
Manchester United
Sistema provável: 4x2x3x1
Onze provável: André Onana; Diogo Dalot, Raphael Varane, Harry Maguire e Luke Shaw; Casemiro e Kobbie Mainoo; Alejandro Garnacho, Bruno Fernandes e Marcus Rashford; Rasmus Hojlund
Lesionados: Mason Mount, Anthony Martial, Lisandro Martínez, Wan-Bissaka e Tyrell Malacia
Suspensos: –
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: –
A antevisão do treinador Erik ten Hag: «O Wan-Bissaka ficará algumas semanas fora porque sofreu outra lesão no treino na semana passada. O Mason e o Tyrell também ficarão algumas semanas mais. Eles tiveram contratempos durante o processo de reabilitação, está a demorar demasiado e isso é mau para eles e é mau para nós.»
Figura: Rasmus Hojlund. Está imparável no ataque do Manchester United, protagonizando sequência atual de cinco golos seguidos, um por cada um dos últimos cinco jogos do United, que não perdeu nenhum deles. Juntando todos os dados da temporada 2023/2024, o jovem dinamarquês de 21 anos soma 11 golos e duas assistências em 29 encontros pelos red devils.