Manchester United faz apreciação a Bruno Fernandes: «O Magnífico Português»
Clube afirma que o capitão será recordado como «o melhor jogador» da era corrente
O Manchester United dedicou um artigo aprofundado sobre o momento de forma que Bruno Fernandes atravessa, olhando também para os cinco anos que já leva enquanto jogador dos red devils. «Apreciar o nosso Magnifico Português», começa por escrever, abordando depois o impacto que o jogador já deixou no clube.
«Fazer previsões sobre o futuro é algo perigoso. Mas quando o sol se puser sobre este período da história do United, parece inevitável que Bruno Fernandes seja recordado como o melhor jogador desta era. É certo que o período de anos de que estamos a falar - a fase turbulenta entre a reforma de Sir Alex Ferguson e os dias de hoje - não será recordado com muito carinho pela maioria dos Reds. Mas a produção de Bruno está lá, e exige e merece respeito.»
Bruno Fernandes é o melhor marcador do United (16 golos) e esteve diretamente envolvido em 40% de todos os golos que a equipa já marcou esta época. No entanto, a forma como a capitaneia também é o que chama a atenção.
«Faço as coisas à minha maneira», disse recentemente à Sky Sports, «para tentar ser o melhor - não capitão - mas pessoa e companheiro de equipa que posso. Faço-o todos os dias. Tento ser um exemplo em tudo o que faço».
O papel de Ruben Amorim
Nesse artigo, liga-se a forma do português à posição que ocupa no 3x4x3 implementado por Ruben Amorim: «Talvez o aspeto mais interessante das recentes exibições de Fernandes seja a sua posição adaptada. No muito falado sistema de Ruben Amorim, Fernandes não joga numa das posições de nº 10, como se previa, mas como médio-centro mais profundo.»
«Quando precisamos dele, está sempre presente», elogiou recentemente o treinador, «consegue mudar de posição, consegue levar a bola para a frente, consegue marcar golos. Consegue fazer transições e consegue defender».
Infelizmente para o United, Bruno Fernandes acaba por ser um aspeto positivo raro numa época de desilusões, ilustrada pelo 13.º lugar que a equipa ocupa na Premier League.
Mas ainda há esperanças de que o «capitão perfeito», como o apelida Amorim, leve a equipa à conquista da UEFA Europa League. «Temos de o ajudar a ganhar títulos, porque ele é uma lenda», disse o treinador.
Já o jogador, só pensa em dar passos em frente: «Aceito que há muita margem para melhorar no meu jogo, na minha liderança, em tudo o que faço, até na minha própria vida.»
Comparações a lendas
A cumprir a quinta época completa ao serviço do United, Bruno Fernandes conseguiu fazer mais de 10 golos e de 10 assistências em cada uma delas – recentemente, chegou aos 50 passes para golo na Premier League. E só outros cinco jogadores do clube alcançaram essa marca.
São eles Ryan Giggs, Wayne Rooney, David Beckham, Paul Scholes e Eric Cantona, o que leva o United a terminar o artigo desta forma: «É uma óptima companhia para se ter. Para nós serve, Bruno.»