15 janeiro 2025, 10:12
Luís Freire apresentado no V. Guimarães: «É o ponto mais alto da minha carreira»
Treinador de 39 anos é o eleito para suceder a Daniel Sousa
Novo treinador vai fazer a estreia em casa, na receção ao Arouca. Clube de Guimarães não vence há seis jogos. Luís Freire lembra que já jogou em vários sistemas táticos
O novo treinador do Vitória de Guimarães, Luís Freire, mostrou-se confiante e focado no trabalho da equipa, apesar do curto período à frente do grupo, na antevisão ao jogo frente ao Arouca, a contar para a 18.ª jornada da Liga.
Na conferência de imprensa, Freire destacou o ambiente positivo que encontrou no clube e a boa receção por parte de todos os elementos da estrutura e jogadores. Apesar de reconhecer as dificuldades do confronto, sublinhou a ambição de resgatar a mentalidade vencedora do Vitória de Guimarães.
15 janeiro 2025, 10:12
Treinador de 39 anos é o eleito para suceder a Daniel Sousa
«As sensações que tive aqui foram muito positivas. Toda a gente tenta receber-nos bem, e sente-se uma união muito grande entre a estrutura, o staff e os jogadores. É um grupo muito unido, que trabalha para dar o máximo e trazer alegrias aos adeptos. Já demonstraram a sua qualidade, e todos queremos dar o nosso melhor. Percebi que este clube e este grupo têm essa mentalidade. Estamos a trabalhar intensamente, a assimilar as ideias e focados no próximo jogo com o Arouca. Há muita vontade de trabalhar e de nos ajudarmos mutuamente para aparecer fortes e conquistar a vitória», referiu.
Sobre as condições do plantel, o treinador confirmou a disponibilidade de Nélson Oliveira e Jesús Ramírez para o jogo, mas evitou comentar outras questões de mercado: «Sim, ambos integraram a semana de trabalho e estão disponíveis para o jogo», afirmou. Relativamente a André Luiz [Estrela da Amadora], que pode estar a caminho, limitou-se a dizer: «Não me pronuncio sobre questões de mercado. Estou totalmente concentrado no jogo de amanhã».
15 janeiro 2025, 19:50
Vitória está disposto a chegar perto dos €3 M pedidos pela SAD tricolor e oferece três épocas e meia de contrato ao jogador. Rio Ave não desistiu…
O problema nos corredores da defesa, causado por saídas, castigos e lesões, também foi abordado: «Cheguei há dois ou três dias, estou focado nos jogadores que temos disponíveis. Houve a saída do Alberto e temos algumas lesões [Bruno Gaspar] e castigos [João M. Mendes], mas concentro-me em quem está disponível e pode garantir um bom desempenho», explicou. O central Jorge Fernandes também está lesionado.
17 janeiro 2025, 10:15
Alberto Costa já saiu, Bruno Gaspar está lesionado e João M. Mendes castigado. Miguel Maga é a única solução de raiz. Zé Carlos deverá ser adaptado
Quanto às ideias que pretende implementar, Luís Freire destacou a paixão, ofensividade e intensidade como marcas do seu futebol. «Queremos transmitir a nossa forma de pensar, a forma como vemos o futebol: com paixão, ofensividade, agressividade e intensidade. A equipa foi muito recetiva, e dentro de campo conseguimos passar isso de forma clara. Estamos a dar segurança nas funções e comportamentos, e também confiança aos jogadores», garantiu.
Sobre o adversário, o treinador reconheceu a combatividade do Arouca, mas manteve o foco no desempenho dos seus jogadores. «Mais do que focar no Arouca, queremos concentrar-nos no que temos de fazer. O Vitória de Guimarães vem de uma série de jogos sem vencer, mas esta época já mostrou capacidade. Queremos resgatar essa mentalidade vencedora e entrar fortes no jogo. O Arouca é uma equipa que vem para conquistar pontos e, com certeza, será combativa. Eles têm variações táticas, mas confiamos na força dos nossos jogadores, na nossa energia dentro de campo e na estratégia que preparamos», disse.
Relativamente ao estilo de jogo que vai implementar, Luís Freire preferiu não abrir demasiado o jogo, mas revelou que as suas ideias estão bem definidas. «Não posso revelar tudo o que vamos fazer amanhã, mas queremos que os jogadores entendam a nossa ideia. Analisámos a equipa do Arouca e definimos estratégias claras. Se houver alterações, elas serão feitas para tornar a equipa mais forte», explicou. Acerca do sistema tático utilizado no Rio Ave, habitualmente em 3x4x3, Luís Freire lembra que já jogou «de várias formas»: «Faremos sempre o que for necessário para nos fortalecermos. Amanhã poderão ver as minhas ideias em ação».