Liga: Uma volta de curiosidades
A sequência de golos de Gyokeres, os livres de Jason e os pontos que Vinícius deu ao Santa Clara. V. Guimarães lesado pelas horas extraordinárias, Famalicão a complicar a vida aos maiores e leões dominadores na 'piscina dos grandes'
Com a realização no domingo do Nacional-FC Porto que se encontrava em atraso, fechou a derradeira jornada da primeira volta e assim a Liga 2024/2025 vira a página para a segunda metade, da prova que arranca já amanhã.
Desde 9 de agosto, quando se iniciou a grande maratona, disputaram-se 153 jogos e foram marcados 380 golos, à média de quase 2,5 por partida. O Sporting é líder enquanto no fundo da tabela mora o histórico Boavista, a passar por grandes dificuldades. Já não há equipas sem derrotas ou que ainda não tenham vencido na prova. Mas para além disso, há números e curiosidades que A BOLA lhe desvenda, caro leitor, e, tal como as jornadas disputadas, vão aqui na sequência de 1 a 17.
1 O central do Moreirense Marcelo foi o único jogador de campo que não falhou qualquer minuto nas 17 jornadas realizadas. Ainda houve mais oito, todos guarda-redes, que completaram todos os minutos da primeira volta: Diogo Costa, Trubin, Gabriel Batista, Bruno Varela, Kewin, Andrew, Nico Mantl e Ricardo Velho.
2 Golos apontados por Jason Remeseiro (Arouca) na conversão de pontapés de livre direto. Em conjunto, as restantes 17 equipas da Liga somaram um total de três golos neste tipo de lance de bola parada!
3 Remates que acertaram no poste de Pavlidis (Benfica) e Gabriel Silva (Santa Clara), os jogadores mais infelizes da Liga pela sua demasiada pontaria.
4 Empates concedidos pelo V. Guimarães como consequência de golos consentidos já para lá dos 90 minutos de jogo diante de Boavista (2-2), Nacional (2-2), Farense (2-2) e Sporting (4-4). Foram oito pontos a voar que colocariam os conquistadores bem perto do trio da frente…
5 Adversários do FC Porto expulsos durante os 90 minutos de jogo. Em comparação, Sporting e Benfica não viram qualquer jogador contrário ser admoestado com cartão vermelho.
6 Jornadas sucessivas que tiveram Viktor Gyokeres inscrito na lista dos marcadores. O sueco marcou sempre o ponto na primeira meia dúzia de jogos desta época, obtendo um total de 10 golos nesse período.
7 Pontos que o Famalicão (9.º classificado) roubou aos quatro primeiros da tabela ao vencer Benfica e empatar com FC Porto e SC Braga. Só os leões, e como visitantes, não tropeçaram diante do Fama.
8 Pontos diretos que os golos de Vinícius Lopes deram ao Santa Clara, o surpreendente 5.º classificado da Liga, valendo quatro apertados triunfos por 1-0 aos açorianos diante de E. Amadora, Boavista, Sporting e Rio Ave.
9 Pontos que o Sporting conseguiu nos jogos que realizou na primeira volta perante os principais rivais: FC Porto, Benfica e SC Braga. No mini-campeonato entre estes, cada qual somou um triunfo e perdeu dois duelos.
10 Golos obtidos por jogadores do Benfica saídos do banco. Um deles, apontado por Marcos Leonardo, rendeu mesmo o empate em Moreira de Cónegos. Também equipa de vermelho o jogador que mais marcou na condição de suplente utilizado: Amdouni, arma-secreta que obteve assim quatro dos cinco golos que tem na Liga.
11 Equipas que mudaram de treinador desde o arranque da época com a curiosidade da primeira chicotada ter surgido ainda antes do início do campeonato quando Tozé Marreco bateu com a porta no Gil Vicente. O Sporting foi o único com três treinadores ao comando e o V. Guimarães (cinco técnicos ao leme na época passada!) vai também agora para o terceiro…
12 Reviravoltas do resultado que aconteceram na primeira volta, com Benfica e Moreirense a terem conseguido três cada qual. Aves SAD, Arouca e Gil Vicente deixaram-se perder depois de estarem na frente do marcador em duas ocasiões.
13 Cartões mostrados por Gustavo Correia no Boavista-Arouca da 17.ª jornada, o jogo mais indisciplinado entre os 153 disputados: 12 amarelos e um vermelho por acumulação ao boavisteiro Seba Pérez, único jogador da prova que foi expulso duas vezes.
14 Jogos em que Gustavo Sá (Famalicão) e Madson (Moreirense) foram substituídos na primeira volta. E se o médio português ainda realizou duas partidas na totalidade, já o brasileiro não cumpriu qualquer jogo por inteiro.
15 Jornadas nas quais o Sporting foi líder da Liga — os campeões nacionais só não estiveram no topo da classificação na 1.ª jornada (ocupado pelo Santa Clara por diferença de golos) e no final da 15.ª, quando o Benfica aproveitou o empate dos leões em Barcelos.
16 Equipas que conseguiram já vencer pelo menos uma vez na Liga como visitante. As exceções são o E. Amadora (dois empates) e o Aves SAD (cinco empates), formações que nunca ganharam fora de casa. O Boavista é a única equipa que ainda não venceu em casa…
17 Remates enquadrados na baliza (sem contar com penáltis) disparados pelo avançado vila-condense Clayton, mas dois que os conseguidos pelo líder dos goleadores, Gyokeres.