Luis Díaz bisa para o pai nas bancadas e Colômbia abate o Brasil na estreia de Endrick
Luis Díaz festeja bis ao Brasil (Foto: federação colombiana)

Luis Díaz bisa para o pai nas bancadas e Colômbia abate o Brasil na estreia de Endrick

INTERNACIONAL17.11.202302:18

Segunda derrota em cinco jogos por parte do 'Escrete'

A Colômbia venceu esta sexta-feira o Brasil por 2-1, em jogo da quinta jornada da fase sul-americana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. O antigo jogador do FC Porto Luis Díaz foi a grande figura dos cafeteros com dois golos marcados.

Em Barranquilla, a equipa de Fernando Diniz até começou melhor a partida. Gabriel Martinelli, após uma assistência de Vinícius Júnior, inaugurou o marcador para o Escrete logo aos quatro minutos. Seguiram-se várias boas oportunidades para os canarinhos, o que apontava para o retomar dos bons resultados após a derrota com o Uruguai em Montevideu (2-0) e o empate com a Venezuela (1-1).

No entanto, não foi o que aconteceu. Em apenas quatro minutos, aos 75 e 79, Luis Díaz bateu Alisson Becker por duas vezes e virou o resultado. Na primeira jogada, a assistência foi de Cristian Borja, lateral-esquerdo do SC Braga, com o ex-portista James Rodríguez a fazer o cruzamento decisivo na segunda.

O pai de Luis Díaz, presente nas bancadas, não evitou a emoção, depois de ter sido recentemente alvo de um sequestro. As câmaras procuraram-no imediatamente e pode ver-se que teve de ser segurado nos braços para se conseguir controlar, depois de momentos muito difíceis vividos nas últimas semanas.

O portista Pepê e o jovem Endrick (Palmeiras) de apenas 17 anos entraram aos 82 minutos para a estreia, porém não conseguiram ajudar a alterar o resultado.

É a primeira vitória da Colômbia sobre o Brasil numa fase de qualificação. Antes, só tinha ultrapassado o Escrete em três ocasiões: num particular em 1985, e nas Copas América de 1991 e 2015.

Em vésperas de receber a Argentina no Maracanã, o Brasil já leva oito pontos perdidos e ocupa um momento quinto lugar com sete pontos, atrás da Colômbia, terceira (9), e da Venezuela, quarta (8). A Argentina lidera com 12 pontos, mais dois do que o Uruguai.