Luis Boa Morte espera «dérbi» entre Guiné-Bissau e Moçambique no CAN 2025
Selecionador guineense reagiu ao sorteio que colocou a seleção que comanda no grupo I
O selecionador guineense de futebol, o português Luis Boa Morte, considerou esta segunda-feira que o jogo do apuramento para a fase final da Taça das Nações Africanas, contra Moçambique, «será um dérbi».
De férias na Europa, Boa Morte reagiu, através de um vídeo, publicado nas redes sociais da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), ao sorteio da CAN de 2025, que colocou a seleção guineense no Grupo I, com Moçambique, Mali e Essuatíni.
As datas dos jogos ainda não estão definidas pela Confederação Africana do Futebol (CAF), mas em setembro e novembro, a Guiné-Bissau defrontará Moçambique, primeiro em Maputo e depois em Bissau, respetivamente.
«Com Moçambique, será um dérbi, por todas as razões. Recentemente, nos jogos que fizemos com Moçambique, deu dois empates», observou o selecionador guineense, referindo-se aos empates 1-1 em Maputo e 2-2 em Bissau.
Os dois jogos aconteceram em 2022 no âmbito do apuramento para a CAN 2023, realizada na Costa do Marfim.
Luis Boa Morte considera o Mali «uma ótima equipa», e lembrou que no último desafio entre as duas seleções, em jogo amigável, a Guiné-Bissau saiu derrotada por 2-6, em Bamaco.
«Quanto ao Essuatíni, oferece outro tipo de futebol, complicando ao máximo a tarefa do adversário. Diria não tão forte tecnicamente, mas fisicamente complicam as tarefas. Por isso, esperamos uma fase de grupos bem animada e estar presentes na próximo CAN», defendeu Boa Morte.
O técnico português sublinhou estar confiante na presença da Guiné-Bissau, pela quarta vez consecutiva na fase final, mas exortou os guineenses a encarar os próximos seis jogos da fase de apuramento «com determinação e de forma positiva».