Geny Catamo dá vitória a Moçambique para lá dos 90'
Golo de penálti do jogador do Sporting vale três pontos no apuramento para o Mundial 2026
Geny Catamo foi herói por Moçambique. O jogador do Sporting cobrou, aos 90'+3, a grande penalidade decisiva que permitiu a Moçambique vencer a Guiné, por 1-0.
Este golo faz de Moçambique líder do grupo G do apuramento para o Mundial 2026, a par da Argélia, que venceu por 2-1. Golos de Aouar, aos 46', e Benrahma, aos 58', anularam o esforço de Mutyaba, que abriu o marcador aos 10'.
No mesmo grupo, o Botswana venceu a Somália por 3-1. Sesinyi, Galaolwe e Seakanyeng marcaram para os vencedores, com Hassan a reduzir à entrada do último quarto de hora.
No grupo A, Egito e Guiné-Bissau empataram a um golo.
Mama Baldé, avançado formado no Sporting e que passou pelo Aves, abriu as contas logo ao minuto 42, mas a estrela Mohamed Salah, aos 70', apareceu para, com um golo de belo efeito, assinar o resultado final, que marca a primeira vez em quatro jogos que a seleção egípcia perde pontos nesta fase.
No mesmo grupo, Ouattara e Traoré, em cima do intervalo, deram vantagem aparentemente confortável ao Burkina Faso, mas Kargbo, aos 58', reduziu para Serra Leoa. Em cima do minuto 90, Bakayoko fez o 2-2 final.
No grupo C, surgiu uma surpresa: Benim começou a perder com a Nigéria aos 27', com golo de Onyedika, mas com dois golos nos últimos 10 minutos da primeira parte, apontados por Dossou e Mounié, conseguiu vencer, para manter a boa prestação nesta fase de apuramento - Benim lidera o grupo C com sete pontos.
No grupo H, o jogo entre Guiné Equatorial e Malawi corria para o empate, mas Salvador, aos 81', conquistou os três pontos para a sua seleção que se estreou a pontuar nesta qualificação.
No grupo I, Jordan Ayew e Mafouta brilharam. Ambos fizeram um hat-trick pelas respetivas seleções, mas Ayew levou a melhor, com Fatawu, ex-Sporting, a fazer diferença.
De penálti, Ayew abriu as contas logo ao minuto 6 mas, antes do intervalo, Mafouta bisou, para levar o jogo para o intervalo com 1-2 no marcador. No espaço de dois minutos, aos 60' e 62', o resultado voltou a inverter-se: Ayew bisou e, pouco depois, Fatawu Issahaku fez o 3-2.
Ayew assinaria o seu terceiro, quarto do Gana, aos 69', havendo ainda tempo para Mafouta fazer o 4-3 e o seu hat-trick, mas os três pontos ficaram em casa: o Gana continua líder do grupo I, com nove pontos, mais cinco que a República Centro-Africana.