Ligue 1: Lille de Paulo Fonseca surpreendido em casa do Estrasburgo
Lille-Estrasburgo (@RCSA)

Ligue 1: Lille de Paulo Fonseca surpreendido em casa do Estrasburgo

NACIONAL20.12.202322:54

Clube do treinador português perdeu pela primeira vez nos últimos 16 jogos para todas as competições

Na última jornada da Ligue 1, o Lille conseguiu empatar em casa com o PSG, com um golo de Jonathan David ao cair do pano, alargando a série de jogos consecutivos sem perder, para 15. Contudo, esse registo teve fim nesta 17.ª jornada, com a derrota da equipa de Paulo Fonseca, no terreno do Estrasburgo, num jogo em que Tiago Santos voltou a não ser titular. 

A formação do técnico português até começou a vencer, com autogolo de Sylla, aos 20 minutos, mas outro golo na própria baliza, de Leny Yoro, aos 41 minutos, desta vez a favor dos visitados, levou ambas as equipas empatadas para o intervalo. O golo da vitória surgiu ao minuto 77, através de Junior Mwanga, e o Lille foi assim ultrapassado pelo Brest, que goleou em casa o lanterna-vermelha do campeonato, o Lorient.

Todos os golos dessa partida surgiram na primeira parte e todos foram de um só jogador… Kamory Doumbia, jovem médio de 20 anos, emprestado pelo Reims, que fez um hat-trick em sete minutos (22, 25 e 29) e ainda completou o ‘póquer’ já nos descontos, antes do intervalo.

O Nice venceu o Lens, no seu estádio, e não deixou o PSG alargar a sua vantagem na liderança da Ligue 1. Os golos foram marcados ambos por Terem Moffi, no espaço de dois minutos (76 e 78), primeiro através de uma grande penalidade e depois num lance corrido. Os forasteiros perderam o sexto lugar para o Marselha, o último que dá direito a competições europeias, num jogo em que David Costa foi titular.

A equipa de Vitinha, que entrou a partir do banco, a 20 minutos do fim, empatou no terreno do Montpellier, sofrendo logo aos 14 minutos, por Khalil Fayad, e foi para os balneários a perder. Mas logo no início da segunda parte, Veretout faz o golo da igualdade e o resultado não sofreu mais nenhuma alteração.

O Mónaco conseguiu vencer o adversário do Benfica no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, mas teve bastante dificuldade para alcançar os três pontos. O Toulouse fez o primeiro do encontro em apenas cinco minutos de jogo, através de Frank Magri, mas os forasteiros responderam rapidamente com bis de Ben Yedder. O golo do empate surgiu aos 26 minutos, e depois, em cima do intervalo, o francês voltou a marcar, mas desta vez de grande penalidade. No início da segunda parte, Golovin viu o cartão vermelho direto e o Mónaco teve de jogar 40 minutos com menos um jogador, mesmo assim conseguiram aguentar a vantagem mínima e manter o terceiro lugar.

O Reims também venceu, numa partida que pareceu ficar decidida aos 25 minutos, com o golo de Nakamura, sendo que o Le Havre ficou a jogar com dez logo ao minuto 21. Rassoul Ndiaye foi expulso e a formação de Will Still aproxima-se dos lugares europeus.

O Rennes também beneficiou de um cartão vermelho da equipa adversária, o Clermont, até porque estavam a perder desde os três minutos, com golo de Nicholson, mas já nos descontos da primeira parte, Caufriez foi expulso diretamente. Depois do intervalo, a partida mudou, e os visitantes pressionaram, chegando à igualdade no marcador por Kalimuendo, aos 52 minutos. O golo da vitória apareceu apenas ao minuto 88, com Desiré Doué a ser assistido por Guéla Doué, e o Rennes ainda marcou o terceiro já a segundos do fim do jogo, através de penálti de Ludovic Blas, afastando-se dos lugares de despromoção.

Por fim, o Lyon voltou a sorrir nesta jornada, e já leva três vitórias consecutivas, saindo do 16.º lugar, que corresponde ao play-off de despromoção. A equipa de Anthony Lopes, novamente titular, venceu o Nantes, por 1-0, com golo da sua estrela, Alexandre Lacazette, aos quatro minutos da segunda parte. A seis minutos do fim, Dejan Lovren ainda foi expulso, mas em nada afetou o resultado dos visitados, que alcançaram novamente os três pontos. Vale a pena referir ainda que Diego Moreira não saiu do banco.