Liga dos Campeões: PSV-Dortmund - batalha pela glória longe do favoritismo
Os sempre audíveis adeptos do Dortmund (IMAGO)

Antevisão Liga dos Campeões: PSV-Dortmund - batalha pela glória longe do favoritismo

INTERNACIONAL20.02.202408:00

Neerlandeses e alemães frente a frente deixam em aberto uma possível caminhada surpreendente

Em Eindhoven, PSV e Borussia Dortmund preparam o embate da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões

Este é, para já, um dos encontros mais surpreendentes dos oitavos de final da prova milionária, sobretudo pela diferença entre o desempenho local e continental de cada um dos conjuntos. O PSV tem feito uma das melhores campanhas no seu campeonato a nível europeu: em 22 jogos, soma 20 vitórias e ainda não perdeu! Luuk de Jong, experiente avançado, está na melhor forma da sua vida e, entre Eredivisie e Liga dos Campeões, já apontou 21 golos. Noa Lang tem sido, para já, uma das surpresas da equipa, que terminou atrás do Arsenal na fase de grupos.

Posto isto, há que referir o favoritismo da equipa do Dortmund que, em sentido contrário, encontra-se no quarto posto da Bundesliga. Ainda assim, foi notável a prestação na Liga dos Campeões: com Newcastle, Milan e PSG no grupo, foram os alemães que se impuseram para conquistar a liderança. Mesmo sem Haller e Adeyemi, duas das figuras do ataque, Edin Terzic terá opções para atacar esta eliminatória. 

«Não estamos aqui para brincar, queremos avançar», disse o técnico, que tem «muito respeito pelo PSV, uma equipa incrivelmente autoconfiante». Do outro lado, está Peter Bosz, que treinou o Dortmund em 2017. «Já foi há mais de seis anos, tenho de puxar da memória para me lembrar», afirmou, adicionando que está «ansioso por ver Reus e Brandt» - cruzou-se com este último no Leverkusen.

Espera-se, então, uma partida entre duas equipas atacantes, que deverá dar em muitos golos. Apesar das fragilidades defensivas de parte a parte, o Borussia Dortmund poderá, pelas características individuais dos seus jogadores, ter mais controlo do jogo, mas não é irrelevante a velocidade com que o PSV consegue construir transições para o ataque. É um jogo entre duas equipas que estão longe dos favoritos a ganhar a prova, mas que, como todos os que chegam até aqui, têm muito a provar.

O PSV-Dortmund, arbitrado pelo sérvio Srdan Jovanovic, começa pelas 20 horas no Estádio Philips, em Eindhoven.