2 novembro 2024, 19:54
Ajax quebra invencibilidade do PSV depois de estar a perder duas vezes
Clássico neerlandês teve emoção até ao fim
Neerlandeses somaram a primeira vitória na competição na receção ao Girona, depois de dois empates consecutivos com PSG e Sporting; croatas aplicaram a quarta derrota em quatro jogos do Slovan Bratislava
Depois de uma derrota com a Juventus (1-3) e de dois empates consecutivos a um golo diante de Sporting e PSG, o PSV somou a sua primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões, esta terça-feira, na receção ao Girona.
Os neerlandeses vinham de uma desaire no terreno do rival Ajax (2-3), a primeira vez que perderam pontos na Eredivisie 2024/25, mas recuperaram com um triunfo convincente diante dos espanhóis, por 4-0.
2 novembro 2024, 19:54
Clássico neerlandês teve emoção até ao fim
Ambos os tentos surgiram no primeiro tempo, com Flamingo a finalizar um lançamento de linha lateral de Tillman, ao minuto 16. No entanto, o lance devia ter sido invalidado pelo VAR, dado que o norte-americano tinha o pé para lá da linha lateral.
Já em vantagem no marcador, foi precisamente de Tillman quem fez o segundo, numa bela jogada individual, após receber um passe de Noa Lang, ao minuto 33. Em cima do intervalo, os forasteiros ficaram a pedir uma grande penalidade, mas a equipa de arbitragem analisou o lance no VAR e nada assinalou. No início da segunda parte, ao minuto 55, as coisas ainda ficaram mais complicadas, devido à expulsão de Arnau Martínez, que viu o segundo amarelo, após virar por completo Lang, à entrada da grande área.
Ao minuto 76, Saibari, acabado de entrar, fez um excelente golo, passando por vários jogadores e rematando para o fundo das redes, sem hipóteses para Gazzaniga, mas o VAR voltou a estar em ação e anulou o lance, por considerar que o marroquino empurrou o adversário, antes de rematar.
Na sequência de um canto, os visitados voltaram a faturar pouco depois, ao minuto 83, com Tillman a passar para Bakayoko, que, apesar de ser pressionado por vários oponentes, partiu da ala para o centro do campo e atirou para o fundo das redes, à entrada da área.
O quarto e último tento surgiu a dois minutos do fim do tempo regulamentar, num autogolo, também o quarto que a equipa da La Liga sofre em quatro jogos na Liga dos Campeões, com Saibari a provocar a defesa de Gazzaniga, que não conseguiu impedir que o ressalto de Krejci entrasse na sua baliza.
Cinco pontos para o PSV, que entrou para os lugares de acesso ao play-off da liga milionária, enquanto o Girona continua de fora, apenas com um triunfo na receção ao Slovan Bratislava (2-0), depois de desaires com PSG (1-0) e Feyenoord (2-3).
Já o Dínamo Zagreb, que começou este novo formato com uma pesada goleada em Munique (2-9), recuperou e conseguiu um ponto com o Mónaco (2-2), em casa, três no terreno do Salzburgo (2-0) e, nesta quarta joranda, outros três em Bratislava.
Os croatas somaram a segunda vitória consecutiva, mas até começaram a perder logo ao minuto 5, num contra-ataque, com Strelec a finalizar a jogada, após uma intervenção de Zagorac. No entanto, a resposta dos visitantes foi quase imediata, com Spikic a ultrapassar tudo e todos e, graças a um pequeno desvio, a igualar o marcador.
A reviravolta surgiu à meia-hora de jogo, após o VAR ter analisado uma possível grande penalidade a favor dos eslovacos (não dada), com Pjaca a cruzar para o cabeceamento certeiro de Sucic. No início do segundo tempo, ao minuto 54, em mais um contra-ataque, e com bastante sorte à mistura, Pjaca voltou a cruzar para o centro da grande área, e, graças a um desvio, a bola encontrou Kulenovic, que só teve de encostar. O ex-Juventus não ficou por aqui e completou o hat-trick em assistências ao minuto 72 e novamente para o seu colega de ataque, Kulenovic, mas desta vez o mérito vai para o marcador.
Sete pontos em quatro jogos para o Dínamo Zagreb, que está perto de garantir a qualificação para a próxima fase da competição, enquanto o Slovan Bratislava ainda não conseguiu pontuar (derrotas pesadas com Girona (0-2), Manchester City (0-4) e Celtic (5-1).