Liga 3: Estão a chegar todas as decisões…
Série B conhece hoje os dois clubes que irão acompanhar Académica e Covilhã na fase de subida; o mesmo acontecerá amanhã, na Série A, com Felgueiras e Lourosa à espera de companhia
A ferver. Assim será o fim de semana na Liga 3. Afinal, entre hoje e amanhã tudo ficará decidido no que às contas do terceiro escalão nacional diz respeito. Tanto na Série A como na Série B.
As (fortes) emoções da 18.ª e última jornada da primeira fase começam já hoje e dizem respeito à Série B. Académica (31 pontos) e Covilhã (30) já estão despachados: o apuramento para a fase de subida está garantido. Faltam, então, os outros dois acompanhantes de estudantes e serranos. Que sairão de um leque de quatro equipas: Atlético (30), Alverca (28), Sporting B (27) e Caldas (26). Alcantarenses e ribatejanos partem em vantagem, mas ambos jogam fora de casa: o Atlético vai a Coimbra, o Alverca desloca-se ao reduto do Amora. Já o Sporting B e o Caldas atuam na condição de visitantes, diante de Pero Pinheiro e Covilhã, respetivamente.
Além do que pode acontecer uma vez conhecida a conjugação de resultados, importa também dar conta de todos os cenários em cima da mesa em caso de eventuais igualdades pontuais que podem acontecer.
Ora, se Atlético, Sporting B e Covilhã terminarem empatados, os jovens leões terão vantagem, seguidos dos serranos e, por fim, dos alcantarenses. Caso Alverca, Académica e Covilhã terminem empatados, será o emblema da Serra da Estrela que termina na frente, seguido de estudantes e alcantarenses.
As partidas estão todas agendadas para as 15 horas, sendo que a jornada fica ainda preenchida com o Oliveira do Hospital-1.º Dezembro, equipas que, à imagem do Amora e do Pero Pinheiro, já sabem que vão marcar presença na fase de manutenção/descida.
Série A também a fervilhar... mas apenas amanhã
Mas se a Série B promete, a Série A não fica atrás. A única diferença é que os jogos serão apenas amanhã. Mais a norte, Felgueiras e Lusitânia de Lourosa já tiraram bilhete para as (grandes) decisões.
Faltam, também neste caso, mais dois ilustres. E também aqui quatro candidatos: Varzim (25 pontos), SC Braga B (24), Canelas (24) e Fafe (23).
Sendo que, amanhã, há um escaldante Fafe-Canelas. Que até pode nem servir para nenhum dos contendores, refira-se. Porque, Varzim (que recebe o Felgueiras) e SC Braga B (que joga no terreno do Vianense) dependem apenas de si. Se ambos vencerem, não há mais contas a fazer.
No que diz respeito à possibilidade de matemática em caso de igualdade pontual, há, também na Série A, várias equações à espera de resolução: o SC Braga B tem vantagem sobre Varzim e Canelas; o Fafe tem vantagem sobre o Varzim; o Canelas tem vantagem sobre o Varzim.
Mérito dos quatro (já) magníficos
As contas para este fim de semana serão mais que muitas, em vários quadrantes geográficos, mas há quatro magníficos que não deixaram os seus créditos por mãos alheias e atingiram os seus objetivos com a devida (e meritória) antecedência.
Falamos, naturalmente, de Académica e Covilhã, na Série B, e de Felgueiras e Lourosa, na Série A.
Os academistas entraram de forma afirmativa e desde cedo demonstraram ao que vinham. E nem as duas derrotas consecutivas, com Covilhã e Atlético, nas 8. e 9.ª jornadas, beliscaram o objetivo, confirmado com seis vitórias e um empate nos sete jogos seguintes.
Os serranos assentaram no poder de fogo (31 golos marcados) a sua principal arma, dado a que juntam um outro, o de terem apenas três derrotas (tal como, de resto, o Atlético).
Do Mondego para cima, e olhando, agora, à Série A, destaque natural para o Felgueiras: 35 golos marcados em 17 jogos (média superior a dois por partida) e apenas dois desaires (e somente 10 tentos consentidos). Mais 11 pontos que o segundo classificado. Tudo dito.
Segundo classificado, refira-se, que é e será sempre o Lusitânia de Lourosa. Com os lusitanistas, diga-se em abono da verdade, a fazerem, também eles, uma época sensacional. Afinal, estamos a falar de uma equipa que na época passada estava… no Campeonato de Portugal. Os 30 pontos já conquistados, mas, acima de tudo, a qualidade exibicional demonstrada, deixam os adeptos dos leões de Lourosa com água na boca. O sonho dos campeonatos profissionais está cada vez mais perto…
Hoje e amanhã ficará, então, a saber-se quem são os restantes magníficos. E depois, esses oito, lutarão pelas duas vagas que dão acesso direto à Liga 2.