Lamine Yamal vence prémio Golden Boy

Internacional espanhol distinguido como o melhor jogador sub-21 da Europa

Lamine Yamal continua em grande. Depois de ter arrecadado o prémio Kopa e de ter ficado na 8.ª posição na corrida à Bola de Ouro, prémios atribuídos pela revista France Football, o internacional francês foi, esta quarta-feira, distinguido com o prémio Golden Boy, entregue pela revista italiana Tuttosport, que premeia o melhor jogador sub-21 da Europa.

O jogador de 17 anos sucede a Jude Bellingham, que venceu no ano passado, ficando à frente de nomes como João Neves, Samu Aghehowa, do FC Porto, e Andreas Schjelderup, do Benfica.

O júri, composto por 50 jornalistas de diversos jornais europeus, atribuiu 488 dos 500 pontos disponíveis ao atleta espanhol, que se torna, assim, no jogador mais jovem de sempre a vencer o prémio.

Yamal passa a ser o terceiro jogador do atual plantel do Barcelona a ter o prémio, depois de Pedri (2021) e Gavi (2022) já terem conquistado o galardão. De recordar que Renato Sanches (2016) e João Félix (2019) também já venceram a distinção.

Na mesma cerimónia, Jorge Mendes foi considerado o melhor agente do ano, enquanto Toni Kroos e Aitana Bonmatí foram eleitos os melhores jogadores.