Kokçu titular no empate da Turquia no País de Gales
Seleção orientada por Craig Bellamy foi superior aos turcos, mas pecou (e muito) na finalização; médio do Benfica acabou substituído aos 62', devido à expulsão de Baris Yilmaz, e Kerem Akturkoglu entrou aos 77'
Tal como aconteceu na fase de qualificação para o Euro 2024, o País de Gales voltou a receber a Turquia e voltou a não ir além do empate, desta vez por 0-0, em encontro a contar para a Liga das Nações. A turma de Craig Bellamy foi superior aos turcos, com Kokçu a entrar no onze inicial e Akturkoglu a ficar no banco de suplentes, mas não conseguiu aproveitar as várias oportunidades de golo que teve, nem com um jogador a mais a partir dos 62 minutos – devido à expusão de Baris Yilmaz.
A jogar em casa, o País de Gales entrou bem no encontro, fazendo o que queria entre as linhas defensivas turcas e apesar de 45 minutos sem golos, a primeira parte foi atribulada. O primeiro aviso foi dado logo aos 5 minutos, da cabeça do capitão Aaron Ramsey, porém, o cabeceamento saiu ligeiramente por cima da baliza de Mert Gunok. Kokçu ainda foi obrigado a boa ação defensiva logo a seguir, pois com um corte crucial impediu finalização para golo dos galeses.
Minutos depois, um longínquo remate de Ampadu passou perto do poste esquerdo da baliza, que obrigou os turcos a reagirem. Abdicando de um bloco defensivo rebaixado, a formação otomana subiu as respetivas linhas e tentou pressionar o começo das jogadas adversárias ainda no meio-campo contrário. Alteração que resolveu os problemas dos turcos, não sem passar por um susto, pois Sorba Thomas ainda abanou as redes de Mert Gunok, mas o golo foi anulado, por estar em posição fora de jogo.
No segundo tempo, nenhum dos selecionadores sentiu necessidade de fazer mudanças no onze em campo e a primeira oportunidade turca chegou aos 50’, mas tal como Ramsey falhou de cabeça no início do jogo, também Baris Yilmaz pecou na finalização.
Aos 62 minutos, o encontro mudou. Yilmaz viu o segundo cartão amarelo e deixou a Turquia reduzida a dez jogadores, o que forçou o selecionador Vincenzo Montella a sacrificar Kokcu, que cedeu lugar a Calhanoglu. Do lado contrário, as substituições foram feitas em sentido inverso, já que Craig Bellamy tirou Aaron Ramsey para poder jogar com mais um avançado (Kieffer Moore).
A Turquia viu-se forçada a recuar novamente as linhas defensivas, mas o País de Gales continuou a desperdiçar oportunidades, cujos jogadores ficaram cada vez mais frustrados com o resultado, incapaz de marcar golo. A última, já com Kerem Akturkoglu em campo, desesperou os adeptos galeses. Brennan Johnson (90+6’) teve oportunidade de ouro para marcar golo da vitória, mas com a bola a pingar na área turca não fez melhor do que rematar ao lado da baliza de Gunok.
No outro jogo do grupo B4, a Islândia venceu Montenegro, por 2-0, passando a liderar isolada o agrupamento.