Kaboré já está em Lisboa para reforçar o Benfica
Lateral direito chega à Luz por empréstimo do Manchester City até ao final da temporada e para fazer concorrência a Alexander Bah
Aí está mais um reforço para o Benfica. Issa Kaboré, 23 anos, já chegou a Lisboa, onde Rui Pedro Braz, diretor desportivo dos encarnados o esperava. O lateral-direito que o Manchester City vai emprestar por uma temporada às águias vai fazer os exames médicos e testes físicos antes de formalizar a ligação ao Benfica. Não prestou declarações, que ficam reservadas para o anúncio oficial da transferência, nos canais de comunicação do clube.
Os últimos detalhes do negócio foram ontem acertados e, a meio da tarde, chegou a admitir-se que o internacional pelo Burkina Faso apenas hoje chegasse. Foi também por isso que Roger Schmidt não quis falar muito do lateral-direito na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Moreirense, ao contrário do que já fez com Zeki Amdouni (ver página 12). O protocolo burocrático foi, entretanto, ultrapassado e Issa Kaboré pôde, finalmente, viajar.
Ainda não é certo que o lateral-direito que vai fazer concorrência a Alexander Bah seja hoje apresentado, até porque os encarnados vão estar em ação em Moreira de Cónegos esta noite, em partida da quarta jornada do campeonato. Mas no sábado Issa Kaboré já terá oportunidade de conhecer Roger Schmidt e os novos companheiros.
Kaboré tem apenas mais um ano de contrato com o City, que passará, então, na Luz. O Benfica terá, como tal, tempo para avaliar se no final da cedência fará uma proposta ao lateral para continuar. Agora o objetivo é integrar depressa a equipa e adaptar-se à nova realidade.
O Benfica consegue, então, o lateral-direito que será alternativa a Bah. Chegou a conversar com o Genk sobre o marroquino Zakaria El Ouahdi, mas o clube belga nunca admitiu negociá-lo pelos valores que o Benfica tinha para investir — entre €5 milhões e €7 milhões.
Kaboré será, para o Benfica, um investimento sem risco associado. Contratado pelo Man. City ao Mechelen na época 2020/2021, nunca chegou a jogar pelos ingleses. Na primeira época manteve-se no clube belga por empréstimo, depois foi cedido, consecutivamente, ao Troyes, Marselha e Luton Town, no qual, na última temporada, somou 26 jogos e duas assistências.
O Bremen estava interessado em contratá-lo, mas terá sido surpreendido, segundo a Imprensa alemã, pelo avanço decisivo nas negociações. A participação na Liga dos Campeões foi determinante para Kaboré optar pelo Benfica.
O Benfica, agora, ainda tentará contratar um guarda-redes — Rui Silva, do Bétis, é a primeira opção. Mas os encarnados tentam ainda colocar Samuel Soares.