28 agosto 2024, 13:49
Benfica: quem é o lateral-direito do Man. City que está a caminho da Luz?
Issa Kaboré, defesa de 23 anos, chega aos encarnados por empréstimo do Man. City; na última época jogou na Premier League ao serviço do Luton Town
Médio ex-FC Porto jogou com Issa Kaboré no Mechelen e conhece muito bem o lateral; «É rápido e forte fisicamente, gosta de atacar e é muito difícil passar por ele», explica
Steven Defour já deixou o futebol, mas a última paragem do médio belga que representou o FC Porto foi o Mechelen, em 2020/21, onde teve oportunidade de jogar ao lado de Issa Kaboré, o lateral-direito do Burkina Faso que vai concorrer com Alexander Bah no Benfica.
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado.
Defour, que ainda se pronuncia em bom português, está «de férias, sem pressão», e gostou de saber que Issa vai jogar na Luz. «Pode ter sucesso. Tem qualidade para fazer uma grande época no Benfica e também me parece capaz de lidar com a pressão de jogar lá», explicou o belga de 36 anos, que faz comentários sobre a Premier League para uma televisão do seu país.
28 agosto 2024, 13:49
Issa Kaboré, defesa de 23 anos, chega aos encarnados por empréstimo do Man. City; na última época jogou na Premier League ao serviço do Luton Town
«Naquela época aprendeu muito e ficou, por exemplo, muito forte do ponto de vista físico», explicou. «Viu alguns cartões amarelos, era um jogador que usava muito o físico, mas era também um jogador que gostava muito de atacar e participar ofensivamente na manobra da equipa», acrescentou, antes de abordar a mudança de Issa para o Manchester city: «Era muito jovem, mas fez uma boa temporada [29 jogos, 4 assistências], o potencial dele era muito grande, tinha uma grande evolução pela frente.»
Defour conta também a A BOLA o que entende ter de ser ainda trabalhado e o que são realmente pontos fortes do internacional pelo Burkina Faso. «Não é um cabeceador nato, não é um dos pontos mais fortes, mas é, por exemplo, tecnicamente competente. Não é virtuoso, mas tem um bom pé direito e uma qualidade técnica boa para um lateral», sublinhou, antes de explicar que Kaboré «gosta muito de atacar, mas também sabe defender».
«É muito difícil passar por ele, pois é verdadeiramente rápido, e mesmo quando se consegue passar muitas vezes ele recupera, face à velocidade que tem», observa Defour, que lembra que no Mechelen «Issa jogava numa linha de quatro», mas que «é um jogador que se enquadra bem num sistema de três centrais, pois tem a possibilidade de fazer todo o corredor».
O antigo jogador do FC Porto revela ainda que viu «alguns jogos recentes» do reforço do Benfica e que gostou: «Pelo que pude observar, penso que está no bom caminho, creio que aprendeu muito a jogar em França e Inglaterra. Parece-me que está um jogador mais experiente e que também cresceu mentalmente.»
Issa Kaboré, conta ainda, «é uma pessoa muito positiva, boa pessoa, está sempre a sorrir, é fácil lidar com ele». «Tínhamos uma boa relação e senti logo nos primeiros treinos que poderia ter uma boa carreira, não fiquei surpreendido quando o vi a ser contratado pelo Manchester City», finalizou.