Português já assumiu funções no Mengão
0 seconds of 38 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:38
00:38
 

José Boto: «Acabaram-se as visitas de quem não tem nada a ver com futebol»

INTERNACIONAL30.12.202417:59

Novo diretor desportivo do Flamengo anuncia as primeiras medidas tomadas no clube, ao qual quer devolver o ADN do futebol brasileiro

José Boto foi apresentado pelo Flamengo esta segunda-feira, em conferência de imprensa, onde já delineou alguns pressupostos com que vai assumir as funções de diretor desportivo, começando, desde logo, por bloquear potenciais distrações para a os jogadores da equipa.

«Uma das coisas que discuti foi fechar o Centro de Treinos, acabaram-se as visitas aqui ao Centro de Treinos de gente que não tem nada a ver com o trabalho diário. Não interessa quem é, não entram aqui. Eu sei que as pessoas gostam de ver, de dizer que estiveram com um jogador, mas isso vai acabar», ditou José Boto.

Foi assim que o português quis começar a sua era no emblema carioca: «Nas viagens, também vai acabar, ir no mesmo avião e estar no mesmo hotel [da equipa] quem não tem nada a ver com o futebol. Estas foram as primeiras medidas que eu tomei.»

O dirigente colocou depois o foco na formação - «Será algo de que me vou orgulhar» -, onde quer evitar erros que o futebol brasileiro tem cometido: «Aqui no Brasil foi-se buscar muita coisa má que se faz na Europa. Na Europa viemos aqui para buscar coisas boas que vocês faziam na formação.»

«No futebol profissional, a chegada de técnicos estrangeiros deu mais rigor tático ao jogo, mas replicar o mesmo na formação é um erro tremendo. Vocês são os maiores produtores de jogadores de todos os tempos. Romário, Ronaldinho, Zico, não parava aqui. Parece que querem fazer jogadores como na Europa. Isso é um erro. Há que voltar um pouco atrás aos que foram os reis e fundamentos do futebol brasileiro, dar essa liberdade aos jovens atletas de errarem, experimentarem, de não estarem agarrados a sistemas táticos», explicitou o português.