«Jogo muito conseguido de Franco Israel no dérbi»

Sporting «Jogo muito conseguido de Franco Israel no dérbi»

NACIONAL23.05.202321:35

A BOLA fez algumas perguntas a Beto Pimparel, ex-guarda-redes do Sporting, sobre a exibição de Franco Israel no dérbi com o Benfica.

- Como classifica a exibição de Franco Israel no dérbi com o Benfica? Que balanço faz?
- Acima de tudo, fazendo um balanço sobre a exibição do Franco Israel, penso que teve uma prestação muito positiva, esteve sempre muito calmo, revelou bastante maturidade para a exigência do jogo e, também, dada a sua falta de minutos devido à falta de competição, pelo que demonstrou, repito, muita maturidade no jogo, demonstrou calma e confiança e conseguiu transmitir isso para a bancada, para a equipa e para os treinadores. Foi uma exibição muito conseguida, até mesmo no jogo com os pés, capítulo em que mostrou também muita confiança e tranquilidade. Fez um belíssimo jogo.

- Quais os pontos positivos que mais destaca no seu jogo? Houve algum aspeto que tenha gostado menos?
- Destacaria a tranquilidade que demonstrou. Possivelmente por dentro estava nervoso e ansioso, o que acaba por ser normal, mas para fora demonstrou maturidade, tranquilidade e autoconfiança muito grande. E conseguiu transmitir isso para a equipa, que sentiu que podia jogar com ele, por exemplo, na primeira fase de saída. Esteve muito bem posicionado, num jogo de margem de erro mínima. Destaco sobretudo o seu equilíbrio mental, confiança e a forma como abordou o jogo. Menos? Só coisas perfeitamente normais, dadas as circunstâncias, dada a falta de rotinas. Mas não consigo descortinar falhas ou erros, fez um jogo muito positivo.

- Considera que o guarda-redes tem condições para discutir a titularidade com Adán na próxima época?
- Acima de tudo, para o Sporting, neste caso, o que destaco é que ambos dão garantias. E isso quer dizer que o Sporting está muito bem a nível de baliza. O Franco Israel deu, neste jogo, um sinal, disse que está ali, mostrou capacidade, pelo que é legitimo para o Israel pensar em dar um passo em frente e discutir a titularidade.

4 - Para o ano também deverá haver, em princípio, Diego Callai. Tem acompanhado de perto este jovem guarda-redes de apenas 18 anos?
- Conheço! Tem um futuro muito promissor, é um guarda-redes com um potencial enorme, mas obviamente, pela sua idade, está na fase de transição para o futebol profissional. Para não estagnar no seu progresso e evolução, na minha opinião, terá de crescer e aprender com os mais velhos e procurar ter rotinas de jogo.