Médio do SC Braga foi uma das grandes figuras na vitória sobre o FC Porto
0 seconds of 1 minute, 6 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:06
01:06
 

João Moutinho visto por uma lenda do SC Braga: «Experiência e muita qualidade»

NACIONAL25.03.202508:50

Barroso, nome grande da história dos arsenalistas, assume apreço máximo pelo camisola 8. «Acredito que toda a nação bracarense tem por ele um enorme carinho». Cérebro no miolo

Natural de Braga, foi nos arsenalistas que se fez homem e jogador. Cresceu num tempo em que o SC Braga ainda não tinha atingido o patamar em que está hoje, mas nem isso belisca o histórico em que se tornou: Barroso.

O antigo médio e capitão realizou, só enquanto sénior, 11 épocas na elite bracarense, derramando gotas de suor a cada minuto e marcando o seu trajeto por uma inigualável dedicação à causa. Fê-lo com golos, assistências e chegou mesmo a internacional A. Pelo meio, jogou no Rio Ave, no FC Porto (conquistou dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça) e na Académica, mas a marca SC Braga ficou eternamente perpetuada.

A história de José Barroso confunde com a história do SC Braga (Foto: A BOLA)

E é pelo facto de Barroso ser uma lenda do clube que A BOLA foi ao seu encontro para falarmos de um (outro) médio que também já é um ícone dos arsenalistas: João Moutinho.

«É um jogador que é respeitado pelo balneário e por todos os adeptos. Demonstrou sempre muita qualidade, acho que ainda joguei contra ele quando estava no Sporting [risos]. É muito fiável e um exemplo para todos os colegas de equipa e também para os miúdos da formação», começou por dizer o antigo camisola 7 sobre o atual número 8.

Antigo médio também tinha veia goleadora (Foto: A BOLA)

A cumprir a segunda temporada nos minhotos (73 jogos, cinco golos e duas assistências), Moutinho é um dos indiscutíveis da equipa e Barroso percebe porquê. «Não é só pela experiência. É a experiência e muita qualidade. Tem feito excelentes jogos no SC Braga e quem gosta do SC Braga tem de valorizar um jogador como ele. Estamos a falar de um profissional de mão cheia e que dá tudo em campo a cada jogo», assinala, reforçando que o algarvio é um jogador à sua imagem: «Precisamente. Tal como eu, ele também tem essa entrega e essa dedicação inesgotáveis. Acredito que toda a nação bracarense tem pelo João Moutinho um carinho enorme, mesmo estando a apenas duas épocas no clube.»

Aos 38 anos, e já depois de uma carreira riquíssima a nível de clubes e também de Seleção Nacional, Moutinho continua a dar cartas num patamar de excelência. «É um exemplo de longevidade. Só os grandes profissionais chegam à idade dele a jogar desta maneira. Eu também joguei até aos 35 anos, mas claro que as condições atuais são outras. Mas o Moutinho continua a ter um rendimento incrível e espero que continue assim por mais anos. É um gosto vê-lo jogar», concluiu Barroso, um dos nomes grandes do SC Braga e que, entre outras qualidades, ficou célebre pelo seu pontapé-canhão.