RD Congo João Mota é o novo técnico do CD Motema Pembe
O treinador português João Mota, de 56 anos, já chegou a acordo e viaja este sábado ainda para Kinshasa, sabe a A BOLA, para liderar o CD Motema Pembe, um dos mais destacados clubes do principal campeonato da República Democrática do Congo (RDC), sétimo classificado no último campeonato.
Na última edição da liga da RDC, mais uma vez o título foi conquistado pelo TP Mazembe - um dos ‘gigantes’ do continente -, vencedor da Taça da RD Congo, o que garante presença na Taça CAF 2023 (integrado no Grupo B, com início em fevereiro).
Na RD Congo, João Mota - que há várias semanas matinha contactos com o presidente do clube de Kinshasa, mas que só agora, com a emissão do visto de trabalho, reúne condições para abraçar novo desafio na carreira - vai encontrar o CD Motema Pembe no oitavo lugar da classificação do campeonato (20 equipas), com 11 pontos em oito jogos realizados, já a uma distância de 14 pontos do líder, o Vita Club, que soma 25 pontos.
Recorde-se que, nos últimos anos, João Mota trabalhou no Brasil, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Sudão: neste último país, sagrou-se bicampeão nacional, ao serviço do Al-Hilal Omdurman, primeiro como adjunto de Ricardo Formosinho (2021) e na campanha seguinte já como treinador principal da equipa.
Como jogador, João Mota fez a formação no Barreirense e no Sporting, e chegou a representar a (então) Seleção Nacional ‘’B, tendo representado durante a carreira, entre outros emblemas, O Elvas, União, U. Leiria e Torreense.