Ilian Iliev, lembra-se dele? Está a causar sensação no Cherno More

Bulgária Ilian Iliev, lembra-se dele? Está a causar sensação no Cherno More

INTERNACIONAL11.09.202317:08

Antigo médio do Benfica cumpre a sétima temporada à frente do clube de Varna, onde nasceu há 55 anos. Com seis vitórias e dois empates em oito jornadas, o clube do Mar Negro é a sensação do campeonato.

Como futebolista, Ilian Iliev, antigo internacional búlgaro (35 internacionalizações AA, três golos e presença no Mundial 1998, em França), começou e terminou a carreira no Cherno More. Em Varna, a sua cidade natal e a terceira maior do país, banhada pelo Mar Negro, o antigo jogador do Benfica, Marítimo e Salgueiros procura agora fazer história como treinador. Para já, é 2.º classificado, com 20 pontos em oito jornadas, mercê de seis vitórias e dois empates.

Ilian Iliev está a cumprir a sétima temporada à frente do Cherno More, onde chegou em janeiro de 2018, depois de ter iniciado a época no FC Vereya. Antes, começou no Beroe (cinco campanhas), passou por Levski Sofia, aventurou-se pelo Girabola, ao serviço do Interclube de Luanda (dois anos), e treinou ainda o Lokomotiv Plovdiv. Antes do regresso a casa. 

De início, jogou logo o «play-off» de acesso à Liga Europa. Desiderato que voltou a repetir. A partir de então, Ilian Iliev conduziu sempre o Cherno More a lugares seguros (duas vezes 5.º classificado e um 4.º lugar, em 2021/22, destacam-se), mesmo que, época após época, tenha sido necessário reformular o quadro de profissionais, sem descurar a aposta nos valores emergentes da formação, para fazer face a algumas saídas, dada a apetência do mercado por alguns executantes moldados pelo antigo médio do Benfica.

Mantendo ainda uma forte ligação a Portugal e ao futebol português – o filho, também Ilian Iliev, de 24 anos, já 11 internacionalizações AA, nasceu em Portugal e jogou nos juniores e sub-23 da Académica, estando agora no Kifisias, da Grécia, por empréstimo dos cipriotas do Apollon Limassol –, Iliev tem contado, desde o início, com portugueses (ou futebolistas com histórico em Portugal) no grupo de trabalho, a maioria descobertos nos escalões secundários. 

Quando Ilian Iliev chegou ao Cherno More, em 2017/18, já lá estavam Vitinha e Fábio Martins. Seguiram-se o luso-cabo-verdiano Patrick Andrade, João Cardoso, Zé Gomes, Rodrigo Vilela, Leandro Andrade, Matheus Clemente e Edgar Pacheco. Este último, filho de Edgar, seu antigo companheiro de equipa no Benfica, transitou para o presente campeonato.

GOLEADOR MAIS UMA VEZ TRANSFERIDO

Quem, no início do mês, deixou de fazer parte das opções de Ilian Iliev foi o ponta-de-lança brasileiro Matheus Machado, de 20 anos, que era a grande revelação do campeonato búlgaro neste arranque de temporada e foi transferido para o Zulte Waregem, do segundo escalão da Bélgica.

Com quatro golos em sete jogos oficiais pelo Cherno More, Matheus Machado, natural de Porto Alegre, cumpriu todas as etapas da formação, até aos sub-20, no Grêmio de Porto Alegre. Seguiu-se uma curta experiência no Nacional-SP, já no início de 2023, para jogar a Copa São Paulo de futebol júnior, e a transferência, no último mercado de Inverno, para a Bulgária.

No Cherno More, e na primeira metade de 2023, o goleador participou em nove jogos oficiais e apontou três golos no último campeonato. Já esta época, Matheus Machado assumiu-se como titular indiscutível na formação de Ilian Iliev. Trata-se de um avançado forte fisicamente (1,88 metros e 82 kg), esquerdino, muito rápido e, diz quem o conhece, «arrogante» no um para um e na zona de finalização.

Asssim, e pela segunda época consecutiva, o Cherno More fica órfão do seu principal goleador no campeonato. Há um ano, também no mercado de agosto, Ilian Iliev perdeu o ponta-de-lança ucraniano Jeka, de 25 anos, que se transferiu para o rival búlgaro CSKA 1948. O antigo avançado de Fátima, Boavista e Casa Pia contabilizava, na altura, três golos em cinco jogos.

Agora, é preciso reinventar a equipa. Procurar novas soluções. Com Ilian Iliev a aproveitar esta paragem do campeonato, imposta pelas datas FIFA, para integrar o jovem avançado brasileiro Breno Teixeira, de 21 anos, com formação no Cruzeiro e passagem pela equipa B do Valladolid (o clube espanhol de Ronaldo Fenómeno), contratado para tentar suprir a saída de Matheus Machado.

Tags: