Hildeberto Pereira apresentado no Portimonense: «Não pensei duas vezes»
Hildeberto, com Rodiney Sampaio, presidente da SAD do Portimonense, já está inscrito na Liga Foto: Portimonense SAD

Hildeberto Pereira apresentado no Portimonense: «Não pensei duas vezes»

NACIONAL08.01.202421:02

Avançado assinou até junho de 2025 e dirigentes da SAD acreditam que poderá ser opção já para o derby com o Farense, na sexta-feira.

Hildeberto Pereira, também conhecido no meio futebolístico por Berto, foi oficializado como reforço do Portimonense. O avançado de 27 anos assinou por uma época e meia (até junho de 2025). Nos últimos anos jogou na China, primeiro ao serviço do Kunshan FC, de 2020 a 2022, e em 2023 no Henan FC, clube com o qual rescindiu para reforçar o Portimonense, chegando assim a custo zero ao clube algarvio. Depois de Tamble Monteiro, é o segundo reforço que Paulo Sérgio recebe para o ataque, nesta reabertura do mercado.

«Foi uma oportunidade que apareceu. O Nuno (Paiva) ligou-me e quando soube desta possibilidade não pensei duas vezes, já que seria uma oportunidade para voltar à Liga e para o Portimonense que tem uma boa estrutura e é muito bem falado no campeonato português», disse, sobre o convite que recebeu do team manager do clube algarvio. «Tenho estado a treinar porque fui pré-convocado para a seleção de Cabo Verde, para disputar a fase final do CAN. Claro que não é igual que treinar com os colegas e com bola no campo, mas tenho vindo a treinar e estou pronto para ajudar o mister, quando ele me quiser meter a jogar», garantiu sobre a sua condição física, dado que o campeonato na China terminou em novembro.

«O Carlinhos foi um irmão que o futebol me deu. Já nos dávamo-nos muito bem no Vitória (Setúbal) e quando ele soube da notícia que eu vinha para o Portimonense, mandou-me logo uma mensagem todo contente. Falámos também antes do jogo com o Rio Ave, ele deu-me as boas vindas e hoje também falamos durante o treino. Estou muito feliz por estar com ele novamente. E também com todos os colegas que me receberam muito bem, o mister e toda a estrutura do Portimonense. Dou-me bem com o Carlinhos e vou-me dar bem também com todos, porque eu sou uma pessoa que sou muito amiga, que gosto muito dos meus companheiros. Até ao final da época, temos muito para nos conhecer, eu a eles e eles a mim», referiu sobre o médio, com quem partilhou o balneário no clube sadino.

«O plantel já tem muita qualidade, só vim para acrescentar. O que os adeptos do Portimonense podem esperar de mim? Trabalho e dedicação e dentro do campo dar sempre tudo. Claro que há jogos que correm bem, outros que correm mal, mas a determinação, a garra, vão estar sempre dentro do campo e eu sou mais um para acrescentar qualidade ao plantel e ajudar o Portimonense a conseguir os seus objetivos, que é manter-se na Liga», apontou, indicando ainda que pode atuar nos dois corredores, embora na China, nos últimos três anos, jogou quase sempre no esquerdo.

Hildeberto confessou ainda que era complicado acompanhar o campeonato português, por causa do fuso horário e, quando podia via «os jogos que começavam às onze da noite, meia-noite…». Sobre o Portimonense, disse que viu o último, frente ao Rio Ave: «Tive oportunidade de ver o último jogo, o plantel tem muita qualidade, falta aquela pontinha de sorte, mas ainda temos muitos jogos pela frente e vamos lutar todos juntos para conseguir os objetivos», garantiu.

Com passagem pelo Benfica desde a formação até à equipa B, Hildeberto Pereira jogou depois no Nottingham Forest (emprestado pelos encarnados), Légia de Varsóvia, Northampton Town, Vitória de Setúbal, rumando depois para o futebol chinês. Em 2023, no Henan FC, 10.º classificado na Super League, apontou dois golos e fez quatro assistências, nos quinze jogos em que foi utilizado.