Casa Pia-FC Porto: génio de Mora na reação ao clássico!

Eduardo Pedrosa Marques • 10:57 - 12.04.2025/ Atualizado: 22:26 - 12.04.2025

Com nota artística, criativo dos dragões apontou o golo do triunfo diante dos gansos

FINAL DA PARTIDA!! CASA PIA 0 FC PORTO 1. Não houve nota artística coletiva, houve génio individual. Rodrigo Mora brilhou em Rio Maior com um lance só ao alcance dos predestinados e ofereceu os três pontos aos dragões: logo aos 5 minutos do desafio, e após passe de Francisco Moura, o camisola 86, já na área, descaído para a esquerda, desenvencilhou-se com classe suprema de Larrazabal e de Ruben Kluivert e atirou em arco para o fundo das redes da baliza contrária. João Mário (por duas vezes) e Deniz Gul tentaram aumentar a vantagem portista, mas nenhum dos dois conseguiu. Neste período, apenas Pablo Roberto assustou Diogo Costa, mas o remate do brasileiro saiu a rasar o poste. Na etapa complementar a toda foi ainda mais morna e as oportunidades claras de golo foram uma miragem. Miguel Sousa, Larrazabal e Fahem Benaissa não foram eficazes, o mesmo acontecendo com Alan Varela, que de livre direto testou a atenção de Patrick Sequeira. O FC Porto regressa às vitórias depois da goleada (1-4) no clássico, diante do Benfica, e volta ao 3.º lugar da classificação, ainda que à condição, uma vez que o SC Braga joga apenas este domingo, no caso, com a receção ao Aves SAD.

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+3'
Substituição

Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por Tiago Dias.

90+2'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

Mesmo em cima do intervalo, José Fonte, primeiro, e João Goulart, depois, negaram os intentos a Deniz Gul e a Rodrigo Mora:

João Mário voltou a integrar-se no ataque, aos 40 minutos, mas o remate do ala direito do FC Porto saiu ao lado:

85'
Substituição

Rodrigo Mora sai do campo e é substituído por Otávio.

83'

Atento Diogo Costa! Pontapé de canto batido à esquerda por Leonardo Lelo e Fahem Benaissa, depois de ganhar nas alturas a toda a concorrência, cabeceou para defesa segura do guarda-redes do FC Porto.

82'

O jogo é reiniciado.

81'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Pablo Roberto deu o único sinal de verdadeiro perigo do Casa Pia na primeira parte, mas o remate do médio brasileiro saiu rente ao poste (33'):

78'
Amarelo

Cartão amarelo para Martim Fernandes.

78'

Cartão amarelo a Martim Fernandes (FC Porto).

Número oficial de espectadores: 3.649

76'
Substituição

João Goulart sai do campo e é substituído por Fahem Benaissa.

75'
Substituição

José Fonte sai do campo e é substituído por André Geraldes.

75'
Substituição

Jérémy Livolant sai do campo e é substituído por Cauê dos Santos.

73'
Substituição

João Mário sai do campo e é substituído por Martim Fernandes.

73'
Substituição

Pepê sai do campo e é substituído por Gonçalo Borges.

Deniz Gul, aos 22 minutos, também tentou a sua sorte, mas o remate do ponta de lança do FC Porto não levou a melhor direção:

67'

Cartão amarelo a Zé Pedro (FC Porto).

67'
Amarelo

Cartão amarelo para Zé Pedro.

66'
Substituição

Deniz Gul sai do campo e é substituído por Samu Aghehowa.

64'
Substituição

Miguel Sousa sai do campo e é substituído por Henrique Pereira.

64'

Encaixa Diogo Costa! Tiro fortíssimo de Larrazabal, de pé esquerdo, com o capitão dos dragões a responder com uma intervenção seguríssima!

55'

À figura! Alan Varela tentou a sua sorte de livre direto, mas Patrick Sequeira, bem colocado, agarrou com segurança.

João Mário, aos 10 minutos, ficou perto de dilatar a vantagem do FC Porto:

52'
Amarelo

Cartão amarelo para José Fonte.

52'

Cartão amarelo a José Fonte (Casa Pia).

48'

Escorrega Miguel Sousa!! Jérémy Livolant fugiu em velocidade pela direita, cruzou atrasado, mas Miguel Sousa, junto à marca de penálti e com tudo para visar a baliza do FC Porto, escorregou na hora do remate.

Não há substituições. João Pereira e Martín Anselmi, treinadores de Casa Pia e FC Porto, respetivamente, fazem regressar dos balneários os mesmos elementos que haviam escolhido para os onzes iniciais.

46'

Início da segunda parte.

Regressam as equipas ao relvado. Dentro de instantes vai arrancar a segunda parte em Rio Maior.

Foi desta forma, com um lance de puro génio, que Rodrigo Mora colocou o FC Porto em vantagem, logo aos 5 minutos:

INTERVALO!! CASA PIA 0 FC PORTO 1. A magia de Rodrigo Mora a dar (uma justa) vantagem aos dragões em tempo de descanso. O criativo recebeu de Francisco Moura e, já na área, descaído para a esquerda, tirou Larrazabal e Ruben Kluivert do caminho e atirou a contar. Momento de génio do camisola 86 dos portistas. Depois disso, João Mário (10' e 40') e Deniz Gul (22') ameaçaram o segundo, mas não mais os portistas conseguiram desfeitear Patrick Sequeira. Do lado dos gansos, apenas Pablo Roberto colocou Diogo Costa em sentido, mas o remate do médio brasileiro saiu a rasar o poste esquerdo da baliza defendida pelo internacional português (33'). Veremos o que nos reserva a etapa complementar, sendo certo que está tudo em aberto no que ao vencedor diz respeito...

45+2'

O árbitro apita para o intervalo

45'

José Fonte de Ruben Kluivert! Dois cortes decisivos a evitarem o segundo golo do FC Porto. O campeão europeu por Portugal deu, primeiro, o peito às balas após remate de Deniz Gul, o neerlandês fez o mesmo na recarga a tiro de Rodrigo Mora.

42'

O jogo é reiniciado.

42'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

40'

Ao lado! Outra vez João Mário a integrar-se no ataque portista pelo flanco direito, sendo que o camisola 23, depois de receber de Rodrigo Mora, puxou para o pé esquerdo e rematou em arco a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Patrick Sequeira.

33'

Que perigo! Tiro exterior de Pablo Roberto, após passe de Larrazabal, com a bola a passar muito perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Diogo Costa.

30'

Outra vez Diogo Costa a demonstrar total atenção. Cassiano ganhou o duelo individual a Zé Pedro e depois foi Miguel Sousa a cruzar da esquerda, mas o guarda-redes portista saiu dos postes e segurou.

26'
Amarelo

Cartão amarelo para Pablo Roberto.

26'

Cartão amarelo a Pablo Roberto (Casa Pia).

22'

Por cima! Deniz Gul tentou a sua sorte, mas o remate do ponta de lança do FC Porto ganhou muita altura e não incomodou Patrick Sequeira.

19'

Agarra Diogo Costa! O cruzamento saiu na direção do guarda-redes do FC Porto, que saltou e amarrou com segurança.

18'

Pontapé de canto para o Casa Pia! Iniciativa individual de Jérémy Livolant pela direita, mas Rodrigo Mora acompanhou o movimento do extremo francês dos gansos e cortou pela linha final.

10'

Grande defesa de Patrick Sequeira! Remate de João Mário, já dentro da área e descaído para a direita, com o internacional costa-riquenho dos gansos a efetuar uma excelente intervenção e a negar o segundo golo aos dragões.

Eis o momento da entrada das três equipas:

Entrada das equipas no relvado

Jogadores de Casa Pia e FC Porto a subirem ao tapete verde do Estádio Municipal de Rio Maior para este encontro da 29.ª jornada da Liga



Jogadores de Casa Pia e FC Porto a subirem ao tapete verde do Estádio Municipal de Rio Maior para este encontro da 29.ª jornada da Liga
0 seconds of 1 minute, 3 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
01:03
01:03
 
5'

GOLO DO FC PORTO! Magia de Rodrigo Mora! O génio do dragão entrou na área pela esquerda, rodou sobre um adversário e atirou sem hipóteses de defesa para Patrick Sequeira. Que momento sublime do 86 portista! 0-1.

5'

G O O O O O L O - Rodrigo Mora marca de pé direito!

1'

O árbitro dá início à partida.

1'

Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

Cumpre-se um minuto de silêncio em memória Aurélio Pereira, o 'senhor formação' do Sporting e do futebol português.

As três equipas já subiram ao tapete verde do Estádio Municipal de Rio Maior. Depois da saudação ao público e da escolha de campo e bola, soará o apito inicial para este duelo entre gansos e dragões.

A noite está agradável em Rio Maior. Depois de uma tarde bastante solarenga, o escuro já cobre o relvado do Estádio Municipal de Rio Maior que parece estar em excelentes condições para a prática do futebol. Dentro de instantes, as três equipas subirão ao relvado para que fique tudo a postos para o apito inicial.

Pouca gente em Rio Maior. Os adeptos do FC Porto estão, naturalmente, desiludidos com o percurso da equipa e essa é uma das razões para que as bancadas do anfiteatro ribatejano se apresentem bastante despidas a pouco menos de 10 minutos do início da partida.

Eis a justificação para a saída de Samu do onze inicial dos dragões:

Recorde-se que o Casa Pia, que tem atualmente 40 pontos, está a apenas 1 ponto de igualar a melhor participação de sempre do clube na Liga - 41 na época 2022/2023. Ou seja, um empate esta noite com o FC Porto permitirá aos gansos chegar ao mesmo registo de há duas temporadas. E numa perspetiva ainda mais otimista, um triunfo na receção aos dragões ficará duplamente no livro de honra dos lisboetas: não só vencerão os dragões pela primeira vez no campeonato, como chegam aos 43 pontos e selam a melhor participação de sempre na elite nacional.

Casapianos também já estão a aquecer no tapete verde do anfiteatro ribatejano:

Aquecimento Casa Pia

Elementos escalados por João Pereira também já se exercitam no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior



Elementos escalados por João Pereira também já se exercitam no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior
0 seconds of 54 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
00:54
00:54
 

Jogadores portistas em aquecimento do Estádio Municipal de Rio Maior:

Aquecimento FC Porto

Equipa azul e branca já está em exercícios de ativação no anfiteatro riomaiorense



Equipa azul e branca já está em exercícios de ativação no anfiteatro riomaiorense
0 seconds of 41 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
00:41
00:41
 

Os guarda-redes de Casa Pia e FC Porto já aquecem:

Aquecimento dos guarda-redes

Diogo Costa e Patrick Sequeira, donos das balizas de FC Porto e Casa Pia, respetivamente, já realizam os habituais exercícios antes da partida



Diogo Costa e Patrick Sequeira, donos das balizas de FC Porto e Casa Pia, respetivamente, já realizam os habituais exercícios antes da partida
0 seconds of 1 minute, 5 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
01:05
01:05
 

Martín Anselmi, técnico do FC Porto, também mexe em duas peças tendo como termo de comparação o clássico frente ao Benfica (1-4): saem Nehuén Pérez e Samu, entram Zé Pedro e Deniz Gul.

João Pereira, treinador do Casa Pia, procede a duas mudanças no onze relativamente ao empate com o Farense (0-0), na última jornada: saem Duplexe Tchamba e Andrian Kraev, entram Ruben Kluivert e Iyad Mohamed.

FC Porto (treinador): Martín Anselmi

FC Porto (suplentes): Cláudio Ramos (14), Otávio (4), Samu (9), Zaidu (12), Danny Namaso (19), André Franco (20), Tomás Pérez (25), Martim Fernandes (52) e Gonçalo Borges (70)

FC Porto (titulares): Diogo Costa (99) C; Zé Pedro (97), Eustáquio (6) e Iván Marcano (5); João Mário (23), Alan Varela (22), Fábio Vieira (10) e Francisco Moura (74); Pepê (11), Deniz Gul (27) e Rodrigo Mora (86)

Casa Pia (treinador): João Pereira

Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), Tiago Dias (11), Fahem Benaissa (12), André Geraldes (18), Isaac Monteiro (44), Henrique Pereira (52), Renato Nhaga (57), Cauê dos Santos (88) e Andrian Kraev (89)

Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) C e Ruben Kluivert (3); Larrazabal (72), Iyah Mohamed (24), Miguel Sousa (14) e Leonardo Lelo (5); Jérémy Livolant (29), Cassiano (90) e Pablo Roberto (80)

Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém); Assistentes: Francisco Pereira e Pedro Felisberto; 4.º Árbitro: Marcos Brazão; VAR/AVAR: Miguel Nogueira e Gonçalo Freire

Já há equipas oficiais!

Casa Pia à chegada ao Municipal de Rio Maior

Equipa orientada por João Pereira já se encontra no palco do encontro com os dragões



0 seconds of 1 minute, 6 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
01:06
01:06
 

Chegada do FC Porto ao estádio

Dezenas de adeptos azuis e brancos incentivaram a equipa de Anselmi



Dezenas de adeptos azuis e brancos incentivaram a equipa de Anselmi
0 seconds of 1 minute, 0Volume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
01:00
01:00
 

Os prognósticos de duas adeptas do FC Porto

A BOLA questionou duas portistas sobre o resultado do jogo com o Casa Pia



A BOLA questionou duas portistas sobre o resultado do jogo com o Casa Pia
0 seconds of 2 minutes, 22 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DA NOITE-Man United X Lyon
02:05
00:00
02:22
02:22
 

Na primeira volta, recorde-se, o FC Porto recebeu e venceu o Casa Pia por 2-0. A 2 de dezembro de 2024, e ainda com Vítor Bruno ao leme, os dragões conquistaram os três pontos fruto dos tentos apontados por Fábio Vieira e Samu.

Já do lado dos gansos, João Pereira não poderá contar com Duplexe Tchamba, Kiki Silva e Clau Mendes, todos lesionados.

Olhando às opções de Martín Anselmi, o técnico está privado de Nehuén Pérez (castigado), bem como de Grujic, Vasco Sousa e William Gomes (todos lesionados).

Ainda na conferência de Imprensa de ontem, o técnico dos gansos explicou o motivo de... gravar as conversas no banco de suplentes:

Recorde também a projeção de João Pereira, treinador do Casa Pia, ao encontro desta noite:

Martín Anselmi, treinador do FC Porto, salientou, ontem, na conferência de Imprensa de antevisão a este jogo com o Casa Pia, que a sua equipa está sedenta de voltar às vitórias:

Os ânimos acabaram por acalmar durante a semana, sendo agora expectável que os créditos dos jogadores perante Direção e adeptos estejam praticamente esgotados. Dessa forma, a equipa está (quase que) proibida de escorregar diante do Casa Pia. Porque, se tal acontecer, as repercussões poderão ser imprevisíveis...

Ato contínuo ao que sucedeu no clássico, André Villas-Boas decidiu castigar o plantel e o grupo de trabalho seguiu do Estádio do Dragão para uma unidade hoteleira, entrando imediatamente um estágio que foi visto como um autêntico castigo pela fraca prestação dos jogadores no clássico com as águias.

Num clássico que poderia ter relançado o FC Porto na luta pelo título - algo que matematicamente continuava a ser possível, ainda que nem todos acreditassem... -, os dragões não só baquearam como acabaram por ser goleados pelos Benfica. Foi uma noite de horrores no Estádio do Dragão.

O Casa Pia chega a esta partida com a tranquilidade de uma equipa que está a meio da tabela (40 pontos) e com o seu principal objetivo (a permanência) consumado. Já o FC Porto encontra-se numa luta acesa com o SC Braga pelo pódio do campeonato - os guerreiros (que recebem amanhã o Aves SAD) têm 57 pontos, mais 1 do que os dragões -, sendo que, além disso, é também importante perceber como o conjunto orientado por Martín Anselmi vai reagir à copiosa derrota (1-4) frente ao Benfica, na ronda anterior.

A 29.ª jornada da Liga tem passagem por Rio Maior. A partir das 20h30, Casa Pia e FC Porto medem forças na cidade ribatejana, num duelo que tem, à partida, um enorme grau de imprevisibilidade. Teoricamente, os azuis e brancos são (muito) mais forte do que os casapianos, mas a verdade é que o momento dos dragões está... em chamas. Resta, pois, saber qual será a reação dos portistas. A BOLA aqui está para contar-lhe tudo sobre este jogo e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!