Gil Vicente-Aves SAD: em busca dos primeiros três pontos
Félix Correia em ação no jogo de apresentação. Imagem: Gil Vicente FC

ANTEVISÃO Gil Vicente-Aves SAD: em busca dos primeiros três pontos

NACIONAL16.08.202408:00

Ambas as equipas não triunfaram na ronda inaugural da Liga 2024/25; Bruno Pinheiro estreia-se no comando técnico dos galos; Vítor Campelos reencontra a sua antiga equipa

O Gil Vicente e o Aves SAD são os responsáveis por dar seguimento à segunda jornada, cujo pontapé de saída será nos Açores, entre Santa Clara e FC Porto. Duas horas depois do apito inicial na ilha de São Miguel, será a vez de galos e avenses disputarem pelos primeiros três pontos da época.

O jogo fica marcado pela estreia de Bruno Pinheiro no comando técnico do Gil Vicente, depois da saída de Tozé Marreco poucos dias antes da estreia na Liga. Carlos Cunha liderou a equipa no Dragão, Bruno Pinheiro começou a treinar na segunda-feira e o primeiro jogo do treinador de 47 anos será no Estádio Cidade de Barcelos

O que aconteceu na primeira jornada?

O Aves SAD estreou-se no campeonato em casa, recebendo o Nacional da Madeiras, duas equipas que subiram de escalão. O encontro na Vila das Aves terminou empatado a um golo, com Miguel Baeza a abrir o marcador para os insulares aos 35 minutos e Mercado a empatar na segunda parte (56'). Boa entrada da equipa de Tiago Margarido, à qual o Aves soube responder na segunda parte, justificando-se a partilha de pontos na tabela.

Já o Gil Vicente perdeu por 0-3 no Estádio do Dragão, diante de um FC Porto que foi superior em todos os momentos do jogo. Sandro Cruz foi expulso na partida disputada na Cidade Invicta, o que o impede de estar disponível para esta partida no Estádio Cidade de Barcelos.

Dragão a domar a presa sem grande dificuldade (crónica)

10 agosto 2024, 23:00

Dragão a domar a presa sem grande dificuldade (crónica)

FC Porto deu continuidade à conquista da Supertaça e entrou com o pé direito no campeonato, o grande objetivo da temporada. Galeno, Iván Jaime e Namaso materializaram o ascendente da equipa azul e branca

Gil Vicente

Onze provável (4x3x3): Andrew Ventura; Carlos, Buatu, Rúben Fernandes, Kazu; Maxime Dominguez, Mory Gbane, Kanya Fujimoto; Tidjany Touré, Depú, Félix Correia.

Em dúvida: Santi Garcia (lesão)

Castigados: Sandro Cruz

Outros convocados: Brian Araújo, João Pinto, Yaya, Gui Beleza, Josué Sá, Jorge Aguirre e Jonathan Mutombo.

O que disse Bruno Pinheiro na antevisão: «Vejo o futebol do ponto de vista dos jogadores. Jogar futebol é jogar com bola. A melhor forma de ganhar jogos é ter mais bola, isso dá mais oportunidade de vencer. Isso obriga-nos a ter uma dinâmica diferente. Amanhã, ainda não será possível fazer tudo de forma perfeita, mas vamos tentar divertir-nos e ganhar o jogo.»

Aves SAD

Onze provável (4x3x3): Simão Bertelli; Léo Alaba, Clayton Sampaio, Cristian Devenish, Kiki Afonso; Baptiste Roux, Giorgi Aburjania, Lucas Piazón; Samuel Granada, Nené, John Mercado.

Lesionados: Rafael Rodrigues, Vasco Lopes, Lucas Moura

Castigados: Fernando Fonseca, Luís Silva, Nacho

Outros convocados: Pedro Trigueira, Jorge Teixeira, Eric Veiga, Gustavo Mendonça, Jonatan Lucca e Yair Mena.

O que disse Vítor Campelos na antevisão: «Olhando ao que fizemos durante o jogo com o Nacional, sobretudo à segunda parte, o resultado mais justo seria a vitória. Podemos estar otimistas com essa segunda parte. Temos mais uma semana de trabalho, analisámos o que fizemos menos bem e estamos preparados com a nossa ideia de jogo, mas também, para responder a formas inesperadas com o adversário nos possa atacar».