Geny Catamo e Esgaio repartem protagonismo

Sporting Geny Catamo e Esgaio repartem protagonismo

NACIONAL22.08.202315:13

O Sporting continua no mercado na busca dum jogador para reforçar a ala direita que, no 3x4x3 de Rúben Amorim, corresponde a um lugar no meio-campo mas, enquanto a cara nova não chega, o treinador tem dado o lugar a Geny Catamo e a Ricardo Esgaio.

O moçambicano, que apenas tinha no currículo uma fugaz aparição na equipa principal leonina traduzida num encontro frente ao Portimonense em 2021/2022, tem sido uma das (boas) surpresas dos verde e brancos nesta fase precoce da temporada. Depois dos empréstimos ao V. Guimarães e ao Marítimo e após uma boa pré-temporada começou, contra todas as expectativas, a época como titular diante do Vizela, saindo aos 55 minutos para dar lugar a… Ricardo Esgaio.

Catamo  está a dar os primeiros passos como lateral-direito, ele que é canhoto nato, extremo de origem e que no seu país natal era conhecido como ‘o Messi do Maxaquene’.

Já o nazareno era visto como o titular enquanto não chegasse um novo jogador para a posição, mas apenas alcançou este estatuto à segunda jornada, frente ao Casa Pia, sendo substituído aos 64 minutos por… Geny Catamo.

Portanto, contas feitas, em partidas oficiais, protagonismo repartido entre o moçambicano de 22 anos e o nazareno de 30, sendo que a dúvida agora lançada passa por saber quem agarrará um lugar no onze diante do Famalicão, na jornada 3 da Liga.

Se Rúben Amorim optar por uma estratégia mais arrojada, será Catamo o escolhido; numa ótica mais conservadora o eleito será Esgaio. Mas nesta equação é preciso ter em atenção que o treinador, nos encontros oficiais disputados até ao momento, optou sempre por alas de cariz diferenciado, pois frente ao Vizela o atrevido Catamo teve o mais contido Matheus Reis na banda esquerda, enquanto diante do Casa Pia, face ao regresso do vertical Nuno Santos para a ala esquerda, quem ocupou a direita foi o mais defensivo Ricardo Esgaio.

Esta será umas das dúvidas na cabeça de Rúben Amorim, na certeza de enquanto não tiver o jogador pretendido será acompanhado por este enigma, a não ser que um dos dois expluda definitivamente. Para já, Geny caiu nas boas graças dos adeptos e Esgaio, após um período complicado na época passada, já há algum tempo que está entre os preferidos da plateia de Alvalade, ele que foi formado em Alcochete, saiu para o SC Braga e regressou a Alvalade por indicação de Amorim, a troco de €5,5M.