Polónia-Áustria, 1-3 Futebol atacante e de qualidade ofusca regresso de Lewandowski (crónica)
Vitória justíssima dos austríacos, que até podiam ter marcado mais; o estilo de jogo intenso dos comandados de Rangnick foi difícil de manter durante os 90 minutos, mas quando foi bem implementado, funcionou às mil maravilhas; estrela polaca ainda sem ritmo de jogo
A Áustria derrotou a Polónia de maneira decisiva por 3-1, na 2.ª jornada do Grupo D do Euro 2024, numa partida em que criou muito mais situações de perigo e foi, no geral, superior ao adversário. Lewandowski entrou na 2.ª parte, mas teve pouca ou nenhuma influência no jogo. A Polónia fica assim com a vida muito complicada no Grupo D.
No início do encontro, a Áustria quase que parecia ter um jogador a mais do que o adversário. Os homens de Ralf Rangnick trocavam de posições, jogavam de forma fluida e livre e chegavam com muita facilidade ao último terço do terreno, sobretudo através dos homens do flanco esquerdo, Sabitzer e Mwene.
E foi o segundo quem assistiu para o golo inaugural do encontro, marcado com um cabeceamento soberbo de Gernot Trauner (9’).
No entanto, em vez de capitalizar com o bom momento que criara, a Áustria acabou por se encolher no campo e a Polónia respondeu bem à desvantagem com remates perigoso de Buksa e de Zalewski. Pelo meio, Lewandowski dava a ajuda que podia… a partir do banco.
Talvez isso tenha ajudado, porque logo de seguida, Piatek (30’) aproveitou uma bola perdida na área para fazer o golo do empate. Il Pistolero voltou a ser feliz num palco que bem conhece, uma vez que jogou no Estádio Olímpico de Berlim nos dois anos em que representou o Hertha.
Foi uma boa resposta polaca à desvantagem. Depois, o empate acalmou o jogo até ao intervalo, onde a dúvida persistia: veríamos Lewandowski em campo?
A resposta foi dada aos 60’: sim. O avançado rendeu o autor do golo polaco Piatek para se estrear no Euro 2024. No entanto, o seu impacto não seria sentido.
Isto porque a Áustria voltou a aumentar os níveis de intensidade e atormentou, de novo, a Polónia. Baumgartner (66’) desatou o nó do empate após uma excelente jogada que envolveu um passe de Alexander Prass e uma simulação de Arnautovic.
A Áustria estava imparável e os polacos não encontravam resposta para as desmarcações e ritmo elevado da Áustria. Foi assim que Sabitzer ganhou um penálti (falta de Szczesny), convertido por Marco Arnautovic (78’) para selar um triunfo mais do que merecido.
E ainda foi a Áustria que continuou a jogar ao ataque e remates de Stefan Posch e de Konrad Laimer até podiam ter avolumado mais o resultado final, que não deixa de colocar a equipa em boa posição de se qualificar para os oitavos de final do Euro 2024.
Já a Polónia continua sem pontos, Lewandowski está longe da forma desejável e segue-se um jogo com a França.
Artigo atualizado às 19.05 horas.