França-Polónia: o regresso do ‘salvador’ Mbappé?
Kylian Mbappé (IMAGO)

ANTEVISÃO França-Polónia: o regresso do ‘salvador’ Mbappé?

INTERNACIONAL25.06.202408:30

É esperado que a estrela francesa volte aos relvados, depois de ter partido o nariz; equipa de Didier Deschamps luta pelo 1.º lugar contra uma formação já eliminada

É a pergunta que todos os adeptos franceses querem saber a resposta: está Mbappé pronto para voltar ao Euro 2024 (e, quiçá, ser titular frente à Polónia no fecho do Grupo D)? A imprensa francesa afirma que sim, mesmo que não seja titular.

O jogador do Real Madrid partiu o nariz na jornada inaugural com a Áustria e ficou no banco frente aos Países Baixos. No entanto, já regressou aos relvados no último sábado, num jogo de treino com os sub-21 do Paderborn e marcou dois golos nos 60 minutos em que esteve em campo.

Certo é que a França bem precisa de auxílio no ataque – o único golo que marcou até agora no Europeu foi da autoria… do austríaco Max Wober. Didier Deschamps tem sido conservador nas escolhas e também nas alterações que faz durante os jogos. Resta saber se o selecionador manterá a sua filosofia, se aposta tudo em Mbappé ou se fará alterações ao onze inicial. A resposta será dada pouco antes do apito inicial.

A adversária será uma já eliminada e desanimada Polónia. Robert Lewandowski, que voltará ao Signal Iduna Park, um estádio onde foi muito feliz no Borussia Dortmund, aponta, pela primeira vez no Europeu, à titularidade, mas o ânimo com que a equipa encarar o jogo poderá definir o seu desfecho.

De resto, a França tem todo o interesse em ficar no 1.º lugar do grupo, porque se tal acontecer, nos oitavos de final, irá para o lado da chave que não tem seleções como Portugal, Alemanha e Espanha.

Assim, se França e Países Baixos (joga com a Áustria) ganharem, os franceses terão de o fazer por uma margem de golos maior do que os neerlandeses para acabarem em 1.º.

Há ainda dois jogadores dos bleus que correm o risco de sofrerem uma suspensão dos oitavos de final, caso vejam um cartão amarelo: Ousmane Dembélé e Mbappé.

Duelo desequilibrado há 42 anos

Será a primeira vez que França e Polónia se encontram num Campeonato da Europa; a maioria dos 17 jogos entre as equipas foram particulares, tendo a França ganho 9 e perdido apenas 3, o último deles em 1982.

As seleções encontraram-se nos oitavos de final do Mundial 2022, onde os gauleses alcançaram um triunfo dominador por 3-1.

O que disseram os selecionadores

Didier Deschamps: «Mbappé está a melhorar todos os dias. Ele quer jogar e já se habituou à máscara. Sobre a equipa, é irritante não termos marcado em nenhuma das ocasiões que criámos. Espero uma Polónia motivada, porque não têm nada a perder.»

Michael Probierz: «É verdade que não temos hipóteses de nos qualificarmos, mas não tive qualquer problema com a motivação dos jogadores antes deste último jogo. Trabalharam muito e espero que façamos uma boa prestação. Claro que estamos desiludidos, mas penso que vamos levar boas recordações deste torneio para casa.»

Onzes prováveis

França: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba, Theo Hernández; Tchouaméni, Kanté, Rabiot; Dembélé, Griezmann, Mbappé.

Polónia: Szczesny; Bednarek, Bereszynski, Kiwior; Frankowski, Zielinski, Slisz, Piotrowski, Zalewski; Piatek, Lewandowski.