Fresneda é aposta certa na próxima época
Espanhol tem sido pouco utilizado mas os leões consideram-no lateral de enorme potencial e não o vão emprestar
Iván Fresneda foi a última contratação do mercado de verão do Sporting, com os leões a pagarem aos espanhóis do Valladolid 9 milhões de euros pelo passe do lateral-direito, então com 18 anos, visto como alguém com potencial para render Pedro Porro, que deixou como que órfão a ala direita depois de no inverno de 2023 ter partido rumo aos ingleses do Tottenham.
No entanto, Fresneda demorou a adaptar-se a Alvalade, nomeadamente ao sistema de três centrais e após um período inicial da temporada em que a aposta maior foi em Ricardo Esgaio, a primeira oportunidade destacada para que o espanhol se mostrasse foi no jogo da fase de grupos da Liga Europa diante da Atalanta (1-2 em Alvalade), a 5 de outubro, numa exibição que correu claramente mal ao internacional sub-19 por Espanha, acabando substituído aos 67 minutos. Continuou com utilização com muita intermitência e em novembro sofreu uma lesão no ombro esquerdo que o levou à mesa de operações e a falhar várias semanas de trabalho.
Quem aproveitou a ausência de Fresneda foi o foguete moçambicano Geny Catamo que, inclusivamente, por força da sua propensão ofensiva e da evolução demonstrada a nível do setor mais recuado, ganhou lugar a toda a concorrência, batendo, nos últimos tempos, Ricardo Esgaio.
Entretanto, Fresneda voltou ao ativo e tem participado em alguns minutos dos jogos dos leões, com os responsáveis verdes e brancos satisfeitos com as suas exibições —9 jogos pela equipa A, dois como titular. um na Taça de Portugal e outro Liga Europa. O lateral é visto como alguém com enorme potencial e que, com contrato até 2028, deve continuar a evoluir na equipa A leonina e, apesar da tenra idade, pelo menos para já, está excluída a possibilidade de empréstimo na próxima época.
Quem não tem vida completamente definida é Esgaio, malgrado o vínculo com o clube até 2026, com os leões abertos a ouvirem propostas pelo jogador de 30 anos.