Ferdinand pede Gyokeres no United: «Com respeito pela liga portuguesa, ele até lambe os lábios»

Antigo jogador diz que o sueco tem de se mostra num campeonato de topo... e não é Portugal

Já não há dúvidas de que Viktor Gyokeres está preparado para outros voos e a saída de Ruben Amorim para o Manchester United só deverá acelerar o processo.

O avançado sueco ficou em branco na pesada derrota do Sporting por 1-5 frente ao Arsenal e apesar dos seus alucinantes números esta época, o antigo jogador Rio Ferdinand diz que Gyokeres ainda tem de se mostrar numa liga de topo… que não é o caso de Portugal. Recorde-se que em Inglaterra jogou apenas no Championship, no Brighton e Coventry.

«Ainda não o colocaria no topo porque ainda não teve sucesso numa liga de topo. Com todo o respeito para o campeonato português, é uma liga muito boa, mas não é de topo. Se assinar por uma equipa da Premier League, vai ter de provar quem é. Terá de de se voltar a mostrar e dizer ‘isto é quem sou», começou por dizer no TNT Sports.

Ao seu lado, outro ex-jogador, Martin Kewon, apontou uma observação: «Ele parece com pressa. Está a deixar a sua marca, mas viu que o treinador [Ruben Amorim] saiu para o Manchester United e todos os juntam, por isso ele quererá assegurar-se que isso acontece, ele é ambicioso, quer seguir em frente, mas terá de continuar a marcar golos.»

E qual será o melhor destino? No United reunido com Amorim, ou no Arsenal, onde faz falta um camisola 9? Avança Ferdinand: «Se quiser vencer, vai para o Manchester United... (risos) É uma brincadeira… O ponto chave é que ele conhece o treinador. Fazer a transição para outro campeonato com alguém que conhece o seu estilo de jogo perfeitamente e consegue tirar o melhor dele, algo que já provou, ser a estrela de um projeto que está a começar… acho que ele até lambe os lábios», referiu o ex-jogador, de 46 anos.

Kewon notou que Gyokeres está a jogar o seu melhor futebol, mas ter perdido o treinador será um desafio para ver se mantém a forma e instinto goleador. «Se não conseguir, penso que estará de olho numa mudança para o United..»

Ferndinand não escondeu ainda que é fã da suas capacidades e que tem estado atento:

«Ele tem ritmo e o ritmo assusta os defesas. Não se importa de correr e mostra isso muito bem. Aprecio a sua disponibilidade para correr em zonas largas, é aí que faz o ‘trabalho sujo’ - ombro a ombro, é agressivo. Sabe como usar o seu corpo, fazer saltar o defesa.... sabe onde está a baliza.»

«Tem um compreensão absoluta do espaço, puxa os defesas. Não fica parado, identifica onde pode estar o perigo e vai para lá. Ele tem qualidade. Não se marca golos em lado nenhum do mundo sem ter qualidade», disse ainda.